PUC-SP

Calouros 2017

Enfermagem

Bem-vindos (as), estudantes! Parabéns pela conquista! Vocês, calouros (as) estão ingressando em um dos cursos de Enfermagem, mais importantes de Sorocaba. Estejam certos (as) de que aqui vocês terão oportunidades diferenciadas de aprendizagem. São diferentes porque as grandes turmas são divididas em pequenos grupos de tutoria de trabalho em equipe na construção do saber coletivo. O ensino é centrado no (na) estudante, o professor é o mediador da aprendizagem. Vocês serão instigados, pelas metodologias ativas, a compreender , avaliar e gerar conhecimentos. Vocês terão oportunidades de se desenvolver e adquirir competências e habilidades na arte de cuidar das pessoas, grupos e comunidade. Serão motivados a explorar, descobrir e aprender fazer em cenários de prática desde o primeiro ano. Durante os quatro anos vocês terão uma formação generalista e humanista com capacidade crítica e reflexiva, fundamentado no rigor científico e norteado por princípios éticos e legais da profissão. Você será comprometido com a construção da cidadania e com a dimensão humana do processo de cuidar em Enfermagem e com as relações contidas no trabalho em saúde. Por isso, sejam proativos, explorem as inúmeras oportunidades oferecidas como: iniciação científica, biblioteca, laboratórios, intercâmbios, estágios. Sou Profa. Dirce Setsuko Tacahashi sua coordenadora de curso à disposição para maiores esclarecimentos.

Coordenadora:
Profa. Dra. Dirce Setsuko Tacahashi

dtacahashi@pucsp.br

“Durante toda a minha trajetória no Curso de Enfermagem da PUC-SP pude viver grandes experiências. Desde o primeiro ano, participei de trabalhos de pesquisa que complementaram muito meu aprendizado. Quando surgiu a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio, a faculdade demonstrou muito apoio e me ajudou a alcançar esse sonho e me tornar uma profissional melhor. Durante o intercâmbio, conheci outro país e outra cultura, além de me tornar fluente em outra língua. Vivi em Nova Iorque e conheci muitos outros lugares também. E o mais importante, aperfeiçoei meus conhecimentos em enfermagem e vivi a enfermagem sob outra ótica e cultura. Graças ao preparo que a faculdade me ajudou a construir a cada ano e a cada dia, também consegui um excelente estágio extracurricular. Hoje, há poucos dias de me formar, tenho participado de processos seletivos de programas de pós-graduação em outras grandes universidades, como a UNICAMP e a USP e tenho tido excelentes resultados. A PUC-SP me proporcionou uma excelente experiência e vida universitárias, e tenho certeza que um sólido alicerce sobre o qual poderei desenhar um brilhante futuro profissional na enfermagem.”

Aluna:
Raissa de Campos
Aluna do 8º Período

“Sou Alessandra Oliveira, enfermeira formada pela PUC-SP na turma 47! Fazer essa faculdade foi a realização de um sonho e eu faria tudo de novo, pois foram 4 anos de muito amor. Atuo há quase dois anos em maternidade (alojamento conjunto, centro obstétrico e curso de gestantes) num hospital de uma rede internacional no interior de São Paulo, acabei de me especializar em obstetrícia e posso dizer com segurança que estudar na PUC-SP foi um diferencial. Além do incrível aporte teórico-prático com vivências maravilhosas e professores altamente qualificados, eu aprendi diariamente a lidar com pessoas, diagnosticar e prevenir problemas, conduzir discussões, liderar com competência e principalmente a cuidar com sabedoria e humanização... itens fundamentais para formar um bom enfermeiro. E, para completar, o PUCalhaços (grupo voluntário de palhaços da PUC-SP) fez parte da minha vida acadêmica, o que tornou tudo ainda muito mais especial e inesquecível. Orgulho de ser filha da PUC!!! Orgulho de ser SOROENF e fazer a diferença na vida dos meus pacientes!”

Egressa:
Alessandra Oliveira
MATUTINO
Campus Sorocaba
Rua Joubert Wey, 290 - Sorocaba - SP
Programação entre os dias 20 e 24/02

Matutino: 7h às 12h

Segunda-feira | 20/02/2017

9h às 10h - Sala 113

• Recepção FCMS (Diretoria)


10h às 10h30

• Apresentação da Coordenação de Curso

Profa. Dra. Dirce Setsuko Tacahashi


10h30 às 12h - Sala 113

• Palestra 1

Terça-feira | 21/02/2017

7h00 às 10h

• Conhecendo as atividades práticas e Professoras

Profª Ms Fátima Ayres de A. Scatollin;
Profª Dra. Lucia Rondelo Duarte;
Profª Dra. Leni B. Lanza;
Profª Ms. Hebe Karina de O. Stucchi.

Local de encontro - Saguão da Faculdade


10h às 10h30

• Apresentação institucional ( PAC- Prog Atend Comunitário)

Shelley Arruda Pinhal de Camargo


10h30 às 12h - Sala 113

• Palestra 2

quarta-feira | 22/02/2017

7h às 8h

• Atividade Direcionada 1 - Conhecendo os novos amigos

CA 12 de Maio e Grupo Pucalhaços


10h30 às 12h - Sala 113

• Palestra sobre Doação de Sangue e Medula óssea


• Doação de Sangue - Hemonúcleo de Sorocaba

Quinta-feira | 23/02/2017

7h às 9h

• Tutoria


9h às 10h

• Apresentação Institucional (Sistema digital PUC)


10h30 às 12h

• Atividade direcionada - Ação Social - Pucalhaços

Sexta-feira | 24/02/2017

7h às 9h

• Atividade Direcionada Ação Solidária: Café da Manhã Igreja São Lucas


9h às 10h - Sala 113

• Atividade Direcionada - Oficina de Humanização (Instituição ADV)


10h30 às 12h

• Atividade Direcionada - Workshop Desenvolvimento de Carreira