Apresentação Cartazes

A mostra virtual é resultado da parceria entre CEDIC/PUC-SP, Arquivo Nacional e Arquivo Público do Estado de São Paulo, por ocasião da implantação do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil e pelas Lutas por Anistia nos Países do Cone Sul, neste ano de 2009.

O CEDIC traz a público imagens de cartazes que expressam dimensões da resistência à ditadura e das lutas por direitos humanos, produzidos pelas entidades humanitárias e por diferentes movimentos sociais.

Para saber mais sobre o tema, navegue pelo Guia do Acervo do CEDIC.

Imagens reproduzidas do acervo:

Coleção Cartazes de Movimentos Sociais
Fundo Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul - CLAMOR

O CEDIC, articulado à própria tradição da Universidade Católica de São Paulo, de compromisso com as questões do social, de luta por direitos, contra a injustiça e a desigualdade sociais, de resistência aos governos autoritários, apresenta, nessa Mostra, exemplares significativos de seu acervo que expressam, sobretudo, o papel desempenhado por grupos militantes ligados à Igreja católica nas lutas sociais no Brasil, particularmente a partir dos anos 1950.

Dialogar com esse passado representa uma oportunidade não só de avaliar como esses processos se forjam e se transformam, como também interpelam e alimentam as lutas sociais e políticas no presente.

Essas imagens nos desafiam a pensar e avaliar nosso compromisso diante da engrenagem da violência e da tortura durante os anos de chumbo, como também frente a outras formas de dominação e exclusão e de violação de direitos, que se expressam hoje nas carências vividas por trabalhadores, por mulheres, negros, índios, velhos, jovens, crianças, nas cidades e no campo.

Inventariar essas desigualdades sociais como resultado de forças que se opõem e se complementam em torno de propostas alternativas em embate na realidade brasileira, é reconhecer seus produtores como sujeitos de direitos.

Dispor-se a enfrentar a grave questão dessas desigualdades em nosso país requer desenvolver uma vontade política comprometida com uma ação mais transformadora da sociedade*.

*Trechos das apresentações da Profa. Yara Aun Khoury, coordenadora do CEDIC, nos Seminários Internacionais “30 Anos na Luta pela Anistia”, Arquivo Público do Estado/Memorial da Resistência (SP, maio/2009) e “Caminhos Cruzados: História e Memória dos Exílios Latinoamericanos no século XX”, Universidade Federal Fluminense (RJ, jun/2009).


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais