O Ver e o Visto

70 anos PUC - SP

  • APRESENTAÇÃO
  • A UNIVERSIDADE
  • Créditos


No fundo a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.
Roland Barthes, in: A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.p.62.


A presente Mostra de Fotografias: Entre o Ver e O Visto visa a desfocar olhares e construir novas imagens a respeito do cotidiano dentro da PUC-SP. Trata de fotografias pouco exploradas, produzidas pela Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) ao longo de suas atividades de cobertura dos acontecimentos nos diversos Campi, gerando registros de eventos singulares e íntimos desta Universidade.

Em sua grande parte, as fotos reproduzidas nessa Mostra retratam a multiplicidade de culturas aqui existentes e os personagens anônimos e conhecidos de toda a comunidade puquiana. Retratam também outras camadas mais perenes, porém transformadas com os novos usos que se delineiam ao longo da história da Instituição, como é o caso do `Prédio Velho e do Pátio da Cruz´, edifício e pátio que outrora foram Convento e espaço de convívio e reclusão de religiosas; e, como é também, do Edifício da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, projetado pelo arquiteto modernista Rino Levi para que servisse exclusivamente ao ensino de moças.

Outros cantos da Universidade são também revelados, como as rampas e muretas do ´Prédio Novo?, as escadarias e corredores dos edifícios, as esquinas, os entornos e todos os demais territórios da Universidade.

Ainda no intuito de desfocar olhares, inserimos algumas imagens produzidas pelo Laboratório de Fotografia, ligado à Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, da PUC-SP, reunidas pela Profa. Vera Lucia Simonetti Racy, ao longo dos anos 1994 a 2001, quando docente da Disciplina de Fotojornalismo e Coordenadora Pedagógica dos Laboratórios de Vídeo, Rádio e Fotografia, que tratam desse universo dos campi, na tentativa de mostrar a intersecção possível entre a produção discente e a institucional.

Não deixamos de lado os versos das fotografias, nos quais se apresentam outras nuances do fazer fotográfico, como a quase ausência do texto formal de identificação de fotógrafos e fotografados, parecendo assim não querer fazer distinção entre o ver e o visto.

A Mostra perpassa pelo período de 1981 a 2004, tendo como foco principal o Campus Monte Alegre, e não possui roteiro prévio para assisti-la.

Profa. Dra. Heloisa de Faria Cruz
Coordenadora do CEDIC
http://www.pucsp.br/cedic/



Curadoria: Simone Silva Fernandes (documentalista do CEDIC)
Digitalização de imagens: Rodrigo Campos Pinto (téc. em documentação do CEDIC)
Pesquisa: Camila Pereira Monteiro Costa (estagiária do CEDIC); Isabella Adorno Abreu Vieira Santana (estagiária do CEDIC)
Desenvolvimento: Núcleo de Mídias Digitais/ DTI-PUC-SP
Acervo consultado: Coleção de Fotografias da Assessoria de Comunicação Instituição da PUC-SP; Coleção de Fotografias do Laboratório da Faculdade de Jornalismo da PUC-SP
Acervos complementares: Fundo Juventude Universitária Católica do Brasil, JUCB, http://www.pucsp.br/cedic/fundos/juventude_universitaria.html
Fundo Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP,
http://www.pucsp.br/cedic/fundos/puc_sp.html
Fundo Teatro da Universidade Católica, TUCA, http://www.pucsp.br/cedic/fundos/tuca.html
Coleção de Fotografias da Juventude Universitária Católica do Brasil,
http://www.pucsp.br/cedic/colecoes/colecoes_iconograficas/fotografia_da_juventude_universitaria.html
Coleção Movimentos Estudantis, http://www.pucsp.br/cedic/colecoes/movimento_estudantis.html
Mostra Virtual Jornal Porandubas, http://www4.pucsp.br/cedic/porandubas/

OBS.: As fotografias ainda aguardam processamento técnico.