COLEÇÕES

Ação Imperial Patrianovista Brasileira

Identificação:

Denominação: AÇÃO IMPERIAL PATRIANOVISTA BRASILEIRA
Sigla: (AIPB)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1932
Data Limite Final: 1963
Quantidade: 4 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Ação Imperial Patrianovista Brasileira foi um Movimento que expressou as idéias nacionalistas e autoritárias do final da década de 1920 e início da década de 1930. Idealizada por Arlindo Veiga dos Santos, visava instaurar uma nova monarquia no Brasil, baseada numa filosofia política conservadora. Seu aparecimento se liga ao Centro D. Vital e à Revista A Ordem, fundados respectivamente em 1921 e 1922, por Jackson de Figueiredo. Esse Centro, que marcou a renovação do pensamento católico no país, exerceu grande influência sobre pensadores brasileiros como Alceu Amoroso Lima, Sobral Pinto, Leonel Franco e outros, ligados diretamente à corrente jacksoniana, que combatia o Positivismo.
Em 1928, um grupo de jovens católicos, liderados por Veiga dos Santos, fundou o Centro Monarquista de Cultura Social e Política Pátria Nova, que foi o embrião da Ação Imperial Patrianovista Brasileira. Esta uniu as idéias corporativistas ao monarquismo antiliberal, também em moda na época.
O Patrianovismo teve vida longa. Fundado em 1928, atuou até 1937, entrou em hibernação no período do Estado Novo, para renascer e novamente militar em 1945, prolongando-se até 1964.
Os documentos foram colecionados por Tereza Maria Malatiam Roy durante a pesquisa para sua dissertação de mestrado sobre a Ação Imperial Patrianovista, defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram doados por Tereza Maria Malatian Roy, em data não encontrada, ao Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica (NPDH) do Departamento de História da PUC/SP, hoje incorporado à CEDIC

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de periódicos da Ação Imperial Patrianovista, estatutos dos Centros Monárquicos de Estudos Sociais e Políticos, publicações sobre política, doutrina social católica, corporativismo, poemas proféticos e programas legionários, periódicos sobre política, monarquia, república, patrianovismo, esquemas de organizações patrianovistas no país, textos sobre política tradicionalista e revolucionária
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem de Acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica (NPDH) do Departamento de História da PUC/SP. São Paulo, NDPH, s.d.

Notas:

Notas: