COLEÇÕES

Cartazes de Movimentos Sociais

Identificação:

Denominação: CARTAZES DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Sigla: (CAR MOV SOC)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1986
Data Limite Final: 1991
Quantidade: 165 documentos

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Coleção foi formada pela CEDIC com o objetivo de complementar as coleções já existentes no Centro de Documentação, a partir das doações recebidas, representando os cartazes parte da história de cada Movimento social.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações feitas por José Adão, Hemeroteca Sindical Brasileira, Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Movimento PUC-VIVA, Centro Ecumênico de Documentação e Informação - CEDI e Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro - CPV, em 1992, Adriana Rocha, Ana Célia Navarro de Andrade, Centro de Documentação e Pesquisa em História Contemporânea - CPDOC-FGV, Cooperativa de Produção e Edição do RS Ltda, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB Regional Sul I, Secretaria Estadual da Educação e Centro Missionário Indigenista - CIMI-Sul, em 1993, Instituto de Relações Latino-Americanas - IRLA, Comitê de Ação da Cidadania, Centro de Estudos Migratórios - CEM e Centro Pastoral dos Migrantes, em data não localizada.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de cartazes sobre movimentos operários, lutas populares, moradia, trabalhadores rurais, reforma agrária, migrantes, pastoral operária, JOC, saúde, constituinte, criança e adolescente, direitos humanos, anistia, encontro de idosos, atos em solidariedade ao índio, atos públicos contra a fome e o desemprego, comemoração da revolução russa, conferências da juventude socialista, congressos de metalúrgicos e da CUT, chapas para eleições em sindicatos, greves, encontros de educação popular e movimentos de mulheres.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem da Coleção de Cartazes de Movimentos Sociais. São Paulo, CEDIC, 1992.

Notas:

 

Galeria

A galeria reúne imagens não sequenciais selecionadas pelos pesquisadores a respeito da coleção/fundo e não sofreram tratamento técnico e arquivístico. Para mais informações, contatar cedic@pucsp.br.