COLEÇÕES

Comunidades Eclesiais de Base

Identificação:

Denominação: COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE
Sigla: (CEBs)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1966
Data Limite Final: 1991
Quantidade: 2 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: Um fenômeno estritamente eclesial, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nasceram no seio da Igreja instituição e tornaram-se um novo modo de ser da Igreja. As CEBs são a própria Igreja organizada na base popular. Por isso os encontros nacionais são chamados de intereclesiais, ou seja, entre igrejas. Não existe uma coordenação nacional das CEBs no Brasil; através de cada Diocese, elas estão diretamente ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, ao coordenar a Pastoral de conjunto, as coordena também.
O 1º Encontro Intereclesial aconteceu em janeiro de 1975, em Vitória (ES), com a presença de 80 representantes de quase todo o Brasil; o tema foi "uma Igreja que nasce do povo pelo espírito de Deus".
O 2º Encontro foi também em Vitória, em 1976, e contou com cerca de 100 participantes, reunidos em torno do tema "Igreja, Povo que caminha".
O 3º Encontro teve lugar em João Pessoa (PB), em 1978. Entre os 150 participantes de todo o Brasil, encontrava-se o Cacique Aniceto, dos índios Xavantes.
O 4º Encontro, em 1981, em Itaici (SP), contou com mais de 300 pessoas, representando 18 Estados e 71 Dioceses. O tema debatido foi "Igreja, povo oprimido que se organiza para a libertação".
No 5º Encontro Intereclesial das CEBs, em Canindé, o tema foi "CEBs, povo unido, semente de uma nova sociedade".
Os temas debatidos nos encontros referem-se diretamente a população menos favorecida, entre eles: reforma agrária, desemprego, fome e seca no Nordeste.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desse Movimento, a partir das doações recebidas.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações, em diversas datas, sendo que alguns foram doados pelo Instituto de Estudos Especiais (IEE) da PUC/SP e pelo Instituto de Relações Latino-Americanas (IRLA), em 30 Junho de 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de publicações de Encontros Intereclesiais das Comunidades de Base, matérias jornalísticas sobre a participação política das CEBs e esclarecimentos sobre seus objetivos, folhetos de cânticos, cartilhas para instrução sobre partidos políticos e sua formação, relatórios de reuniões, discussões sobre as comunidades e sua função, relatório sobre à visita do Papa ao Brasil, cadernos populares sobre prevenção de doenças, nutrição e saúde, insalubridade e periculosidade.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: