COLEÇÕES

Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga

Identificação:

Denominação: FIAÇÃO, TECELAGEM E ESTAMPARIA YPIRANGA
Sigla: (FIA TEL EST YPI)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1910
Data Limite Final: 1951
Quantidade: 4 rolos de microfilme 35 mm

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Cia. Fabril de Tecelagem Ypiranga foi a primeira indústria de alto porte a instalar-se no Bairro do Ipiranga, em 1906. Sua existência deveu-se aos imigrantes sírios Benjamim, Ricardo e Nami Jafet.
Benjamim chegou ao Brasil no início da República, seguindo-o, nos cinco anos subsequentes, os outros irmãos.
Mascateando de porta em porta, vendendo pelo método da "prestação", quatro irmãos reuniram capital e passaram do comércio para a indústria. Em 1906, compraram 6000 m2 nas então baratas terras do Ipiranga, entre as ruas Manifesto, Patriotas, Sorocabanos e Agostinho Gomes.
Com o passar dos anos a área edificada elevou-se à 16000 m2. Durante a Guerra de 1914-18, aceleraram o desenvolvimento da fiação, bastando comparar os dados de 1913 com os de 1919 dessa fábrica. O maquinário era o mais moderno da época, usando-se mão-de-obra nas tarefas que a mecânica ainda não conseguira automatizar.
Entre os anos de 1922-25, a produção subiria ainda mais, chegando a empregar 2500 operários, abrigados, boa parte deles, em grande edifício de apartamentos, construído na rua Manifesto com a rua Patriotas, apelidado de "Pombal".
A Estamparia Ypiranga teve grande importância social e econômica para o Bairro do mesmo nome.
Os documentos que integram esta Coleção foram levantados e microfilmados no Arquivo da própria Empresa, em 1979, pelo Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica - NDPH, do Departamento de História da Universidade.
Hist. Arquivística/ Procedência: com a integração do NDPH à CEDIC, em 1986, a Coleção passou a fazer parte do acervo desta última.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de fichas de contratação, holerits e fichas pessoais de funcionários.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: não há.

Notas:

Notas: