COLEÇÕES

Marquês do Paraná

Identificação:

Denominação: MARQUÊS DO PARANÁ
Sigla: (MAR PAR)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1828
Data Limite Final: 1956
Quantidade: 12 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: Honório Hermeto Carneiro Leão nasceu em 4 de janeiro de 1801, num Quartel da Freguesia de São Carlos de Jacuí, Capitania de Minas Gerais, passando os anos de infância e juventude em Ouro Preto.
Em 1820, partiu para Portugal, a fim de bacharelar-se em Direito pela Universidade de Coimbra. De volta ao Brasil, em 1826, foi nomeado Juiz de Fora em São Sebastião, na Província de São Paulo.
Em 1828, elementos influentes junto a D. Pedro I providenciaram sua nomeação para Ouvidor da Cidade do Rio de Janeiro.
Em 1830, iniciou sua carreira política, rápida e bem sucedida: Deputado, Ministro da Justiça, Presidente da Província do Rio de Janeiro, Conselheiro de Estado, Senador, Presidente do Conselho de Ministros, Presidente da Província de Pernambuco e Ministro Plenipotenciário no Prata.
Recebeu o título de Visconde e, em 1854, de Marquês do Paraná, alcançando, assim, graus elevados na nobiliarquia do Império.
Morreu em 3 de setembro de 1856.
Os documentos que formam a Coleção em torno deste personagem foram reunidos pelo Professor Aldo Janotti, do Departamento de História da FFLCH/USP, durante projeto de pesquisa para realização de um livro sobre o tema.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doação da Profa. Maria de Lourdes Mônaco Janotti, do Departamento de História da FFLCH/USP, em agosto de 1991.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de relatórios, textos políticos, artigos jornalísticos, correspondência, discursos do Marquês do Paraná, Anais da Câmara dos Deputados e bibliografia sobre o personagem.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: