COLEÇÕES

Memória da Escravidão em Famílias Negras de São Paulo

Identificação:

Denominação: MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO EM FAMÍLIAS NEGRAS DE SÃO PAULO
Sigla: (MEM ESC FAM NEG SP)
Natureza do Conjunto: 0
Data Limite Inicial: 1987
Data Limite Final: 1988
Quantidade: 30 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: A coleção faz parte de projeto que pretende aprofundar as discussões teórico metodológicas sobre aproveitamento das fontes orais, até hoje negligenciados como documentação possível para a historiografia brasileira. O projeto foi desenvolvido de 1987 a 1988, sob a coordenação da Profª Drª Maria de Lourdes Janotti, do Departamento de História da USP.
Pretendem-se preservar a memória que famílias negras têm sobre a escravidão, registrando-se suas reminiscências orais.
A pesquisa projetada inicialmente para São paulo, estabeleceu parâmetros flexíveis para o seu desdobramento em outras regiões do país.
Considerando-se que as fontes produzidas sobre o passado escravista previlegiam a ótica dominante, essa pesquisa contribuiu para registrar a voz de setores diversificados da sociedade.
A pesquisa concentrou-se no Vale do Paraíba e centro oeste paulista, regiões onde houve significativa presença de escravos, devido a agricultura cafeeira do século XIX. Optou-se pelos municípios de São José do Barreiro, Silveiros, Areias, Bananal, São Luis do Piraitinga, todos eles região de escravaria.
Pesquisadores ligados ao projeto publicaram texto sobre a experiência, como ocorreu na Revista Brasileira de História nº 16.
Os depoimentos orais abrangeram indivíduos adultos de famílias negras, descendentes de escravos "representando, geralmente, três gerações adultas consecutivas".
Os campos temáticos privilegiados pela pesquisa foram: o cotidiano, a organização familiar, projetos de vida e a memória explícita ou implícita de um passado escravo.
Hist. Arquivística/ Procedência: as transcrições das entrevistas foram doadas à CEDIC pela Professora Maria de Lourdes Janotti, em agosto de 1991.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de entrevistas individuais e referem-se à histórias de vida, envolvendo 44 famílias. Na CEDIC, encontram-se o projeto, fichas das famílias, autorizações, fichas dos depoentes e transcrições de fitas, quadro geral de famílias e depoentes e caderno de campo.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)
. Listagem da Coleção "Memória da Escravidão em Famílias Negras de São Paulo"

Notas:

Notas: