COLEÇÕES

Movimentos Comunitários

Identificação:

Denominação: MOVIMENTOS COMUNITÁRIOS
Sigla: (MOV COM)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1959
Data Limite Final: 1993
Quantidade: 0,30m lineares de documentos

Contextualização:

História Administ./Biografia: Se apareceram de maneira difusa e intermitente até os anos 1960, na década de 70, os movimentos comunitários emergiram em maior número e com maior vigor. Sua ação é estimulada pela solidariedade entre as camadas populares. Assim, são preparadas as primeiras iniciativas e a formulação dos problemas do cotidiano do bairro: água, luz, esgoto, transporte, escola, hospital, moradia.
Tem-se, nesse sentido, movimentos tais como Clubes de Mães (1971) e Movimento do Custo de Vida (1973), que se tornou, em 1979, Movimento Contra a Carestia.
A presença de favelados nesses Movimentos se explicava pelo aumento do número de ações de despejo e de favelas nas cidades.
Na década de 80, as reivindicações dos movimentos populares extrapolavam os problemas ligados ao cotidiano do bairro, para exigirem a participação em processos de gestão de vários problemas da cidade.
O nível organizacional dos movimentos foi perdendo seu caráter isolado e localizado, abrangendo regiões diversas.
Essa ampliação e integração é beneficiada, já nos anos 1977/1978, com o Movimento de Creches e outros, como o Movimento Unificado de Cortiços e Conjuntos Pró-Morar.
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos foram adquiridos através de doações diversas. Entre os doadores: União dos Movimentos de Moradia - UMM, em data não localizada.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: A Coleção compõe-se de fichas para pesquisa sobre caracterização das habitações coletivas, programas de habitação, apostilas para curso e seminário sobre política habitacional, cartilhas para aquisição de terrenos e inquilinos, folhetos reivindicatórios, cadernos de discussão, relatórios de projetos sobre ação comunitária, folders de encontros com moradores de habitações populares, cartilhas de defesa dos moradores, cadernos de assistência jurídica para inquilinos e moradores de habitação popular, manuais de orientação para construção de casas populares, históricos sobre os fundamentos da articulação dos movimentos populares, textos de formação de militantes de movimentos sociais, tabelas das invasões de terrenos, relatórios de eventos populares, textos de análise das condições das terras urbanas e condições dos moradores, estudo sobre ação comunitária, manifestos sobre implantação de microempresas nas favelas e periferias, informes de atividades dos movimentos de moradores, carta aberta à população, panfletos reivindicatórios, fichas de cadastramento para moradia, convite para eventos, folhetos de cânticos, programas de eventos pela moradia popular, lista de endereços de associações de moradores, textos de denúncia sobre transporte urbano e matérias de imprensa.
Sistema de Arranjo: A Coleção encontra-se parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso: Não há restrições ao acesso da Coleção.
Instrumentos de Pesquisa: Não há.

Notas:

Notas: Não há.