COLEÇÕES

Movimentos Pela Terra

Identificação:

Denominação: MOVIMENTOS PELA TERRA
Sigla: (MOV TER)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1962
Data Limite Final: 1987
Quantidade: 1 pasta (18 documentos)

Contextualização:

História Administ./Biografia: Nos anos 50, a emergência de Ligas Camponesas, de Associações e de Uniões trouxeram à cena política a luta dos trabalhadores rurais, que impuseram seu reconhecimento à sociedade. Embora ainda localizadas e dispersas, essas lutas repercutiram fortemente nos centros de poder, fazendo da reforma agrária um importante eixo de discussão política.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, as lutas no campo se diversificaram e se intensificaram, trazendo novamente ao cenário político não só a luta pela terra como também a construção de uma central sindical. No desenrolar dos conflitos, surgiu um novo personagem: os chamados Sem Terra.
Numa trajetória descontinua, os trabalhadores rurais marcaram presença através de manifestações, encontros, atos públicos, acampamentos, ocupações de terra que trouxeram à luz grupos sociais portadores de reivindicações.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desses Movimentos, a partir das doações recebidas. No momento, abrange apenas movimentos pela terra no campo, mas pretende também abracar os movimentos urbanos.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doação do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em 1992.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de questionários de pesquisa, depoimentos, textos de cursos sobre a questão agrária, publicações sobre meio rural, folheto sobre movimentos camponeses e reforma agraria, matérias jornalísticas sobre lutas pela terra, cadernos sobre a declaração universal dos direitos do homem e aspectos da situação trabalhista no campo, e manifesto pela reforma agrária.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:


Notas: