COLEÇÕES

Partido dos Trabalhadores

Identificação:

Denominação:
PARTIDO DOS TRABALHADORES
Sigla: (PT)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1979
Data Limite Final: 1991
Quantidade: 1 pasta

Contextualização:

História Administ./Biografia: No final dos anos 70, época em que o Brasil saía de um obscuro cenário político, surgia a perspectiva de uma nova sociedade que garantisse uma democracia de base social mais ampla. Aliada ao desenvolvimento de movimentos sociais e mais particularmente de movimentos sindicais, essa perspectiva sugeriu a apresentação de uma proposta para a formação de um partido de trabalhadores. Tal proposta se manifestou através de seus principais articuladores (na maioria, trabalhadores, intelectuais e dirigentes sindicais), bem como de preocupações políticas emergentes, preocupações que podem ser resumidas na organização de um partido amplo, cujo projeto principal estaria na ampliação do espaço de participação sindical e política dos trabalhadores. Assim, surgia o Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante quase uma década, todo o trabalho organizativo do Partido dirigiu-se para a garantia de sua existência (campanha de filiação, organização legal dos diretórios, etc.) e das disputas eleitorais. Tratava-se de implantar o Partido e legalizá-lo.
Hoje o Partido dos Trabalhadores é uma realidade. Tem bases sociais e eleitorais com caráter nacional, força política e capacidade própria de mobilização social.
Adquiridos através de doações, os documentos da Coleção foram reunidos pela CEDIC em torno do tema "PT".
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações diversas. Entre os doadores: José Adão, em 1992 e 1993, Prefeitura do Município de São Paulo, em 1992, Yara Aun Khoury, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, em 1992, Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em 1992 e Adriana Rocha, aluna do Curso de Graduação em História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, em 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de folhetos sobre candidatos petistas, projeto econômico, social e político do PT, manifesto político-programático, programa do partido para a Prefeitura de São Paulo, anti-projeto do PT, campanha de finanças do Partido, convocação para organização de campanhas e debates, hino do Partido, projetos de iniciativas de parlamentares petistas, plataforma do Diretório Nacional, material de campanhas eleitorais, textos sobre a política de formação do PT, avaliação do processo eleitoral, plataformas municipal, estadual e nacional do PT, proposições internas sobre as diretrizes do Partido, avaliações de derrotas eleitorais, outros partidos políticos e ingresso de militantes, declaração política, textos sobre articulação do poder popular e socialismo e questão partidária, manifesto, relatório de assembléias, artigos jornalísticos sobre a vitória de algumas categorias de trabalhadores, caderno popular sobre a linha sindical do PT, boletim da bancada do PT na Câmara, livretos sobre resoluções políticas do Encontro Nacional, proposta de participação popular na Constituinte, teses para Conferência Estadual, panfletos sobre candidaturas políticas, encontro com sindicalistas, convocação para ato público contra decreto salarial, campanha de mobilização popular, convocação para convenção oficial, ato de lançamento de campanhas pela educação, apresentação de planos de governo, campanha eleitoral do PT, convocação para ato público pela criação do PT, convocação para comício em defesa do mandato popular da Prefeitura de São Paulo.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:

Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: