COLEÇÕES

Pastoral da Terra

Identificação:

Denominação: PASTORAL DA TERRA
Sigla: (PAS TER)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1976
Data Limite Final: 1989
Quantidade: 2 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Comissão Pastoral da Terra (CPT) é um organismo de Igreja, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi criada em Goiânia, em julho de 1975, por um grupo de bispos, padres e leigos, com o objetivo central de "interligar, assessorar e dinamizar os que trabalham em função dos homens sem-terra e dos trabalhadores rurais". Sua proposta é promover as práticas alternativas dos trabalhadores contra a dominação econômica dos grandes projetos agrícolas e energéticos, e da massificação cultural, as várias formas de organização dos trabalhadores para conquistar a terra, melhorar a produção ou salário e participar ativamente nas decisões políticas, a informação e a formação de trabalhadores e agentes de pastoral, recuperando a memória histórica de suas lutas, o apoio aos trabalhadores rurais nas lutas pela terra e por uma reforma agrária ampla, a solidariedade com os povos da América Latina e do Caribe.
A CPT se organiza em 20 regionais que articulam as equipes locais de acompanhamento aos lavradores. A Diretoria Nacional é constituída por 5 representantes das grandes regiões, pelo Presidente e o Vice-Presidente eleitos em Assembléia. O Secretariado Executivo funciona em Goiânia, com a missão de documentar as lutas dos lavradores e assessorar as regionais em seu trabalho pastoral.
Para informar e formar lavradores e agentes de pastoral, o Secretariado Nacional produz o Boletim da CPT e a Sinopse (Eclesial, Econômica e Política). Sobre temas específicos, publica os "Cadernos da CPT".
Formada pela CEDIC, a partir de doações, a Coleção contém documentos sobre ação da Pastoral da Terra não só no que se refere a trabalhadores rurais, como também à sociedade como um todo.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações, como a de José Adão, em 1992, e do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em data não localizada.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de textos sobre trabalhadores rurais, conflitos de terra, violência contra trabalhadores rurais, ocupação de terras, reforma agrária, direitos legais do posseiro, direitos trabalhistas, encontros, romarias e desapropriação de terras, Estatuto da Terra, relatórios, convites para manifestações, folheto de convocação para passeatas e reuniões, correspondência sobre assembléias, campanhas, reuniões, pedidos de manifestação pública, livretos sobre sindicato, cadernos sobre luta pela terra, leis municipais, movimento de trabalhadores rurais sem terra e relações de trabalho.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: