COLEÇÕES

Pastoral Operária

Identificação:

Denominação:
PASTORAL OPERÁRIA
Sigla: (PO)
Natureza do Conjunto: Coleção
Data Limite Inicial: 1973
Data Limite Final: 1991
Quantidade: 2 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: Nos anos 1970, iniciativas da Igreja e de membros de movimentos de leigos (JOC, ACO, entre outros) levavam à organização da Pastoral Operária em São Paulo, o mesmo acontecendo em outros estados.
Em 1976, num encontro em Nova Iguaçu (RJ), com a participação de sete estados e de alguns membros da Comissão Pastoral da Terra, aprofundou-se ainda mais a consciência da necessidade de uma articulação específica para o trabalho pastoral no meio operário popular urbano. O estudo do problema operário - desemprego, condições de trabalho, ineficiência do sindicato, situação das periferias, bóias-frias - demonstrou a urgência da criação de um instrumento que fosse capaz de informar com rapidez aos trabalhadores sobre problemas comuns a toda a classe e sobre os esforços que a Igreja, por força de sua missão, deveria fazer para tornar-se presença neles. Nesse contexto, nasceu a Pastoral Operária (PO), organizada por militantes operários e cristãos atuantes no movimento operário.
A Pastoral Operária é a presença da Igreja no mundo operário que, em sua opção pelos trabalhadores, assume criticamente sua luta de libertação a partir de uma visão global da sociedade. Enquanto ação, ela é um serviço à classe operária para que coletivamente se construa uma nova sociedade livre de todas as dominações.
A Coleção foi formada pela CEDIC em torno desse Movimento, a aprtir das diversas doações recebidas.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doações, como as do Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV), em 1992, e do Instituto de Relações Latino-Americanas (IRLA), em data não localizada.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: a Coleção compõe-se de relatórios de reuniões e assembléias, textos sobre violência contra operários, encontros e programas da Pastoral Operária, movimentos e serviços da Igreja, desemprego, classe operária e modos de trabalho, campanhas e comemorações, Igreja e economia, livretos de cantos, jogos cênicos, panfletos de convocação para encontros, comemorações e debates, livros sobre o desempenho e a organização da Pastoral Operária, poesias, cartilhas sobre o processo de planejamento e caminhada da PO, e circulares sobre encontros.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Inventário Topográfico da CEDIC. São Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas: