FUNDOS

Juventude Agrária Católica do Brasil, JACB

Identificação:

Denominação: JUVENTUDE AGRÁRIA CATÓLICA DO BRASIL
Sigla: (JACB)
Natureza do Conjunto: Fundo
Data Limite Inicial: 1942
Data Limite Final: 1967
Quantidade: 43 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: No ano de 1947, houve uma primeira tentativa de organização e união dos jovens rurais, realizada pelo Bispo de Caicó (RN). Estas experiências não encontraram maior eco. Foi quando em Campos (RJ), Angela Neves, preocupada com a situação dos jovens rurais, realizou uma pesquisa para apreender dados mais precisos sobre a realidade rural brasileira, pesquisa essa objeto de estudo da Ação Católica Geral. Apoiada pelo Secretariado Geral da AC, Angela se lançou para a base, fazendo as primeiras experiências.
Sendo o Movimento e suas experiências liderados pelo setor feminino, os rapazes, num primeiro momento, não se entusiasmaram.
Entre 1949 e 1958, o setor feminino é quem comandou o Movimento, efetuando um trabalho predominantemente de base.
Muitos jovens, ao serem despertados, foram se deslocando para outras regiões. Assim, o Movimento foi atingindo outros Estados, expandindo-se pela região nordestina. Mas teve limites ao não procurar fazer uma análise profunda da realidade vivencial dos jovens e pela falta de coordenação das diversas experiências, com atividades restritas demais à faixa paroquial.
Em 1958, realizou-se o 1º Encontro Nacional em Natal. Também no fim dos anos 50, realizou-se o primeiro Congresso Mundial da JAC. E, em 1961, o Encontro Nacional de JAC e JACF, o que indica que, na ocasião, já havia um setor masculino.
Entre 1959 a 1962, houve uma preocupação acentuada com a formação humana e sobretudo evangélica dos militantes. A expansão do Movimento exigia militantes mais capazes e com maior cultura.
No 1º Conselho Nacional, em 1962, frisava-se a importância da Pedagogia da Ação, num esforço de constituir a espiritualidade e ação educativa, encarnada na vida através da valorização dos aspectos humanos.
O Conselho Nacional de 1963 dedicou-se ao engajamento, representatividade e revisão de vida.
Em sua última etapa, de fins de 1963 a 1964, através de consultas efetuadas à base, o Movimento discutia a necessidade de orientar ainda mais o jovem para a participação eficiente nas estruturas do meio.
Os documentos que formam o Fundo Juventude Agrária Católica do Brasil foram acumulados como decorrência da atuação da JAC e constituem parte significativa de seu Arquivo. Foram conservados, após o fim do Movimento, por militantes, assistentes e Entidades da ou ligadas à Igreja. Os originais pertencem, em parte, à CEDIC e, em parte, ao Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram adquiridos através de doação do Padre Jamil Nassif Abib, em l988, e de empréstimo do Instituto Nacional de Pastoral-INP/CNBB, em 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: o Fundo compõe-se de listas dos nomes de militantes, boletins de notas das militantes femininas, fichas de inscrição para cursos de militantes femininas, relatórios de cursos, publicações periódicas, circulares, programas de estudo para permanentes, relatórios de conclusões de eventos, textos de análise sócio-economica, folhetos de reflexão, cânticos, programas de atividades, textos sobre o Movimento, listas de gastos dos encontros regionais, listas de gastos dos seminários diocesanos e nacionais, projetos à Comissão Episcopal Adveniat, textos de revisão da organização do Movimento, balanços financeiros, relatórios de gastos com viagens, demonstrativos de finanças, listas de bens, avaliação de ajuda recebida, folhas de avaliação geral de gastos, orações para vigília, vocabulário jurídico, petições para adesão ao Movimento, extratos bancários, programas anuais de atividades, calendários de encontros, listas bibliográficas, relatórios de visitas, relatórios de trabalhos, relatórios de visitas para contatos e nucleação, relatórios do Movimento financeiro, matérias jornalísticas, estatutos arquidiocesanos, estudos sócio-econômicos, estatutos e regulamentos internos do Movimento, registros dos estatutos, jogos cênicos, planejamentos de atividades, textos de revisão dos programas de atividades, programas para discussões, textos preparatórios para eventos e textos de orientação para militantes.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizado.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Listagem dos documentos da Ação Católica existentes no Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB. Brasília, 1993. (datilografado)
. Inventário do Fundo Juventude Agrária Católica do Brasil (JACB). (em elaboração)

Notas:

Notas: