FUNDOS

Juventude independente Católica do Brasil, JICB

Identificação:

Denominação: JUVENTUDE INDEPENDENTE CATÓLICA DO BRASIL
Sigla: (JICB)
Natureza do Conjunto: Fundo
Data Limite Inicial: 1950
Data Limite Final: 1950
Quantidade: 09 pastas

Contextualização:

História Administ./Biografia: A Juventude Independente Católica (JIC) foi um dos Movimentos da Ação Católica Especializada. Seu segmento de atuação era a juventude das classes média e alta que não se enquadrava na JOC e nem na JUC.
A JIC era um Movimento diocesano de atuação nas paróquias, tendo por finalidade a recristianização do meio social burguês.
Os problemas com os quais a JIC trabalhou entre seus militantes foram: individualismo, falta de solidariedade, egoísmo e indiferença religiosa, entre outros do gênero.
O corpo de militantes da JIC normalmente era composto por moças que, ao se casarem ou ao completarem 30 anos, passavam a integrar a SAC (Senhoras da Ação Católica).
Em 1950, já existiam algumas experiências, principalmente no Nordeste, espelhadas em experiências francesas.
A estrutura da JIC comportava 3 níveis de equipes: Nacional (Central), Regional e de Base, dispostas numa organização hierárquica que vai da Equipe de Base à Equipe Nacional, sediada no Rio de Janeiro.
A militância se construía em torno de um funcionamento regular (semanal) das Equipes de Base, na busca da resolução dos problemas comunitários e da promoção de dias de estudo e de formação.
O Movimento não teve longa duração: em 18 de novembro de 1966, a CNBB determinou o fim da JIC.
Os documentos que formam o Fundo Juventude Independente Católica do Brasil foram acumulados como decorrência da atuação da JIC e constituem parte significativa de seu Arquivo. Foram conservados, após o fim do Movimento, por militantes, assistentes e Entidades da ou ligadas à Igreja. Os originais pertencem, em parte, à CEDIC e, em parte, ao Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB.
Hist. Arquivística/ Procedência: os documentos foram emprestados à CEDIC para organização e microfilmagem pelo Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB em 1993.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: o Fundo compõe-se de correspondência recebida e enviada, cadernos de anotações, roteiros para revisão de vida, relatórios de eventos, textos de análise do meio social, temários de eventos, textos de análise do método e da ação da JIC, programas dos Conselhos, conclusões de Conselhos, roteiros de trabalho, roteiros para preparação de Conselhos, roteiros de estudo, textos de estudo, textos de reflexão, textos para debate, textos sobre engajamento de militantes, textos sobre estratégias de ação, relatórios gerais do Movimento, históricos da JIC e JUC, relatórios de reuniões, revisões de viagem, textos sobre nucleação, programas de eventos, listas dos locais de atuação do Movimento, publicações periódicas, programas regionais de atividades e roteiros para relatórios.
Sistema de Arranjo: organizado.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Listagem dos documentos da Ação Católica existentes no Instituto Nacional de Pastoral - INP/CNBB. Brasília, 1993. (datilografado)
. Inventário do Fundo Juventude Independente Católica do Brasil (JICB). (em elaboração)

Notas:

Notas: