FUNDOS

Teatro da Universidade Católica de São Paulo, TUCA

Identificação:

Denominação: TEATRO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Sigla: TUCA
Natureza do Conjunto: Fundo
Data Limite Inicial: 1965
Data Limite Final: 2009
Quantidade: 230 caixas arquivo

Contextualização:

História Administ./Biografia: O Teatro da Universidade Católica - TUCA foi criado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para suprir demandas internas referentes aos eventos científicos e culturais que a Instituição produzia. O Teatro, denominado na época de Auditório Tibiriçá, foi inaugurado em 11 de setembro de 1965 com uma peça teatral desenvolvida por alunos da própria Universidade, cujo grupo era denominado de TUCA – Teatro Universitário Católico. O texto escolhido foi Morte e Vida Severina , de João Cabral de Melo Neto (Recife, 1920-1999). Diante da acolhida do público e da PUC-SP, o grupo emprestou o nome TUCA ao Auditório.
Em 1968, houve um crescimento da procura pelo Teatro por outros grupos artísticos e de espetáculos musicais, além das solicitações do uso do espaço pela Universidade. Essas novas demandas levaram a PUC a criar uma Unidade acadêmica para administrar o Teatro, o SEC - Serviço de Extensão Cultural - , que passou a estimular a promoção da integração das artes, das ciências humanas e da comunicação e de novos valores culturais através de ações artísticas e científicas.
Ao longo de 15 anos, o SEC atingiu seus objetivos levando aos palcos do TUCA grandes expressões do teatro e da música brasileira e internacional e também manifestações políticas. No auge de suas atividades, em 1984 o Teatro sofreu dois incêndios, de autoria não revelada até os dias atuais, que o destruíram quase que completamente. Campanhas foram realizadas para o recomeço de suas atividades. Ainda em condições precárias o teatro voltou a funcionar em 1988 e apenas em 2003 foi realizado o projeto de reforma e restauro, concebido pela Arquiteto Joaquim Guedes. Durante o período posterior ao incêndio, a Universidade criou a Comissão SOS TUCA para coordenar os recursos financeiros, elaborar a pauta de eventos, divulgar as atividades e promover a memória do TUCA. Preocupada em dotar o Teatro de infra-estrutura administrativa própria e autônoma em relação à PUC, a Comissão organizou a Fundação Cultural São Paulo, estabelecida em 4 de novembro de 1987, com o intuito de promover o desenvolvimento e a difusão das artes e da cultura, angariar recursos financeiros e colaborar com a reconstrução do Teatro. A partir de 1989, a Fundação preocupou-se ainda em formatar cursos de formação teatral, oferecendo opções como expressão corporal e técnicas teatrais para o público em geral, e em preservar seu patrimônio edificado. Em 11 de janeiro de 2002 o TUCA foi tombado pelo CONDEPHAT.
A reinauguração do TUCA, após reforma e restauro em 2003 vai marcar uma nova fase do teatro agora equipado com todos os recursos necessários para receber peças, shows, espetáculos de dança, exposições de artes plásticas. Além disso o TUCA passa a contar com 4 salas: o auditório principal, com 672 lugares, o TUCARENA, com 300 lugares; o auditório superior com 80 lugares e a Sala Ensaio.
Em 2005, o Teatro sofreu reformulações administrativas que levam ao fim da Fundação Cultural São Paulo. O TUCA volta a integrar os quadros estruturais da Fundação Cultural São Paulo mantenedora da PUC- SP.
Em 2006 cria o Centro de Documentação e Memória, responsável por subsidiar e fomentar pesquisas referentes a seu acervo, tendo como um dos meios o cuidado com a integridade do arquivo institucional do TUCA, bem como a difusão da história do teatro.
Hist. Arquivística/ Procedência: Os documentos que formam o Fundo TUCA foram acumulados em decorrência das ações culturais e administrativas do Teatro e adquiridos pelo Centro de Documentação e Memória do TUCA através de recolhimento periódico da documentação de valor permanente.

Conteúdo e Estrutura:

Âmbito e Conteúdo: O Fundo compõe-se de documentos divididos conforme as áreas:
Produção e Arte: programas para apreciação da censura; relatórios de atividade; agendas culturais; contratos de cessão; dossiês solicitação de uso do teatro (correspondência, programas, relação de músicas, textos da peça, etc.) e dossiês cessão de uso do teatro (correspondência, fotografias, programas, relação de músicas, cartazes, borderau, textos da peça, releases, avisos de recebimento, autorizações da censura federal, clippings, recibos de despesa, comunicados, etc.). Dentre os dossiês cessão de uso do teatro destacamos os produzidos por eventos musicais e de teatro, como os de Gilberto Gil, Chico Buarque de Holanda e MPB4, Pedro Soler, Sara Vaugham, Concertos da Filarmônica de São Paulo, Maria Bethania e Terra Trio, Mutantes, Elis Regina, Shows Especiais do VII FIC Festivais de canção popular, Espetáculo de Ballet Folclórico do Paraguai, Realização do projeto " Virada Paulista", Peças " Morte e Vida Severina", "Terceiro Demônio", "O interrogatório de Deter Weiss", "Blue Room", "Sonhos de uma noite de verão".
Ensino de Artes Cênicas: textos de leitura teatral, formulários de inscrição do Centro de Artes Cênicas do TUCA (CAC), peças , diplomas, livros, certificados, programas de seminários, provas e testes.
Área Comunicação: projetos de criação de identidade visual, recortes de jornal, folders, programas do espetáculo, atividades teatrais ocorridas no conjunto TUCA, cartazes, programações, releases, publicações periódicas, fotos, materiais de divulgação, convites, fichas técnicas.
Área Administrativa: contratos de manutenção, ofícios, projetos, demonstrativos, termos de contrato de prestação de serviços; subprojetos, minutas de regulamento interno do Auditório Tibiriçá e do D. Paulo de Tarso, quadros de funcionários, propostas para a reforma do teatro com catálogos de apresentação do produto de diversas marcas, plantas, relatórios mensais, cadastros, modelos de Projeto Cultural, pedidos de fundos, instrumentos particulares de permutas e outras avenças, minutas, termos de convênio, autos de infração, alvarás, pesquisas sobre o eventos, relatórios de atividades, programas, instrumentos particulares de contrato, contratos de patrocínio, contratos de obtenção de recursos (termo aditivo), estatutos da universidade, levantamentos de cargos.
Área Financeira: avisos de recebimento, cronogramas, planilhas financeiras, balanços gerais, notas fiscais, previsões orçamentárias, correspondência financeira, borderau, movimentos financeiros; cópias de cheque e recibos da Fundação Cultural SP, talões de cheque da Comissão S.O.S. Tuca/ Fundação Cultural SP; recibos de pagamento de funcionários; boletins diários de recebimento, calendários; recibos, controles de notas, ofícios.
Sistema de Arranjo: Os documentos foram parcialmente classificados segundo as principais funções atuais do Teatro: Área Administrativa, Área Comunicação, Área Ensino de Artes Cênicas, Área Financeira e Área Produção e Arte.

Condições de Acesso Uso:

Condições de Acesso: A documentação está parcialmente aberta para a consulta.
Instrumentos de Pesquisa: Registro topográfico eletrônico do Teatro TUCA

Notas:

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