Curso 02
- Título
- Análise da produção da fala em dados da clínica fonoaudiológica
- Instrutoras
- Doutoranda Aline N. Pessoa (LIAAC/LAEL-PUCSP)
- Doutoranda Lílian K. Pereira (LIAAC/LAEL-PUCSP)
- Duração
- 4 horas
- Contato
- alin...@hotmail.com
- Ementa
- Este curso tem respaldo na Fonética Clínica e aborda a interface das complexas relações entre percepção e produção do sinal de fala a partir da integração das informações das esferas fisiológica, perceptiva e acústica. Tais fundamentos permitem ao fonoaudiólogo explorar e fazer inferências sobre as manifestações de fala tanto em casos sem alteração como em casos de distúrbios das mais diversas naturezas. O conteúdo visa abranger questões práticas desde a composição do corpus a ser analisado até as possíveis utilizações dos instrumentos de análise fonética. A partir das aulas expositivas, visa exemplificar com dados clínicos, as diferentes análises a partir de instrumentais e suas correlações, que têm permitido detalhamentos em instâncias de curto termo e de longo termo da fala. No caso dos dados de curto termo, enfoca-se os segmentos (sons vocálicos e consonantais) da fala, enquanto que naquela de longo termo, os aspectos recorrentes da emissão são destacados, como as propriedades prosódicas e, dentre elas, a qualidade vocal e a dinâmica vocal. Assim, este curso almeja introduzir a temática a análise fonética – a partir de dados de ultrassonografia, Roteiro de análise perceptivo-auditiva e Script para análise acústica - como ferramenta clínica auxiliar no entendimento das características de fala.
- Referências
-
Barbosa, P.A. Detecting changes in speech expressiveness in participants of a
radio program In: Proceedings of Interspeech. v.1,2155-2158. Brighton, Reino
Unido. 2009.
Camargo, Z A; Madureira, S. Dimensões perceptivas das alterações de qualidade vocal e suas correlações aos planos da acústica e da fisiologia. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 25, p. 285-317, 2009.
Camargo, Z., Navas, A. L. Fonética e fonologia aplicadas à aprendizagem In: Zorzi, J.; Capellini, S. Dislexia e outros distúrbios de leitura-escrita. São José dos Campos: Pulso, 2008. p127-157.
Fant, G. Half a century in phonetics and speech research. Fonetik 2000, Swedish phonetics meeting in Skövde, May 24-26, 2000.
Gregio, F N; Gama-Rossi, A; Madureira, S; Camargo, Z. Modelos teóricos de produção e percepção da fala como um modelo dinâmico. Rev CEFAC, São Paulo, v. 8, n. 2, 244-247, abr-jun, 2006.
Johnson, K. Acoustic & Auditory Phonetics. Malden: Blackwel; 2003. Kent, R D & Read, C. The Acoustic Analysis of Speech. 2nd edn. Albany, NY: Singular Thomson Learning. 2002.
Pereira, L K ; Madureira, S. A produção das plosivas alveolares /T/ e /D/ por um sujeito com deficiência auditiva: Um estudo fonético-acústico.. Intercâmbio (PUCSP), v. XXIII, p. 128-151, 2012.
Pessoa, A N; Novaes, B C A; Pereira, L K; Camargo, Z A. Dados de dinâmica e qualidade vocal: correlatos acústicos e perceptivo-auditivos da fala em criança usuária de implante coclear. Journal of Speech Sciences 1(2): 17-33. 2011.
Rusilo LC, Madureira S., Camargo Z. The validity of some acoustic measures to predict voice quality settings: trends between acoustic and perceptual correlates of voice quality. Proceedings of the Fourth ISCA Tutorial and Research Workshop on Experimental Linguistics. Paris 2011: ISCA, p. 115- 118.
Design by Minimalistic Design