Centro de Estudos Sobre a China


Coordenação: Prof. Henrique Altemani *

A República Popular da China foi o único país da Ásia com o qual o Brasil estabeleceu laços significativos no contexto da Cooperação Sul-Sul. Após o restabelecimento das relações diplomáticas em 15 de agosto de 1974, a parceria sino-brasileira objetivou uma ação conjunta em tópicos de interesses comuns de desenvolvimento na agenda internacional. Apesar das diferenças em relação aos sistemas políticos, Brasil e China demonstraram similaridades em alguns princípios de política externa, principalmente a determinação em assegurar autonomia internacional, sua ênfase na soberania nacional e integridade territorial, opondo-se assim a qualquer tipo de interferência externa nos assuntos internos.

E, no decorrer dos anos 1990 e início do século XXI, o relacionamento brasileiro com a China manteve o forte relacionamento político, complementado agora com o desenvolvimento do relacionamento econômico-comercial.

O objetivo básico do Centro de Estudos sobre a China é desenvolver mecanismos que propiciem um clima de maior aproximação entre Brasil e China.

Para se atingir esse objetivo, busca-se desenvolver uma base de pesquisa sistemática sobre a realidade chinesa através da criação de uma rede de estudiosos e analistas de forma a:

a. Contribuir para uma melhor inserção do Brasil na China,

b. Desenvolver o conhecimento no Brasil sobre a realidade chinesa, mediante um processo sistemático de docência e pesquisa;

c. Estabelecer e manter vínculos de intercâmbio e cooperação, num primeiro momento, com instituições acadêmicas chinesas e, posteriormente, com fóruns multilaterais regionais.

Objetivamente, em decorrência dos objetivos delineados, projetam-se as seguintes ações:

a. A promoção de estudos sobre a China;

b. A realização conjunta de eventos, trabalhos e pesquisas;

c. O intercâmbio de informação;

d. A realização de seminários, e

e. A cooperação em ações propriamente acadêmicas, como cursos de graduação e de pós-graduação.

*Henrique Altemani de Oliveira é coordenador acadêmico do GEAP-PUC/SP e professor de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, seus interesses de pesquisa estão concentrados nas questões de segurança estratégica e econômica na Ásia-Pacífico, na política externa da China e na integração regional.