Direito

5
anos de duração

Guia do Estudante

4,0Conceito de Curso MEC avaliação in loco*nota máxima: 5.0

Sobre o Curso

Grupo 1 – Humanidades

  • Duração: 5 anos
  • Formação: Bacharelado (a)
  • Campus: Perdizes
  • Total de Vagas: 80 (40 Matutino e 40 Noturno)
  • Período: Matutino/Noturno (Perdizes)
  • Candidato/vaga: 43,80 (2015); sem oferecimento em 2016.
  • Reconhecimento no MEC: Portaria MEC 113 de 27.06. 2012

O Curso de Direito da PUC/SP tem como objetivo o estudo aprofundado das normas jurídicas em geral, contidas na Constituição Federal e nos demais Diplomas Legais, além da doutrina e jurisprudência, a fim de que o aluno possa exercer a profissão promovendo a justiça no meio social.

A ciência do Direito envolve os vários ramos do Direito, e tem como fulcro cuidar da interpretação, integração e aplicação das normas jurídicas que compõem o sistema normativo.

O Curso proporciona ao aluno uma formação ética, humanística e axiológica possibilitando ao mesmo capacidade de análise e interpretação das regras constitucionais e infra constitucionais. Propicia ao estudante reflexão e aprofundamento técnico do sistema processual atual, através de abordagem prática dos temas importantes como o processo de conhecimento, recursos, processo de execução, tutela de urgência, dentre outros. Capacita o bacharelando a aplicar o aprendizado, sempre de forma ética e exemplar, utilizando de todos os meios cabíveis para atuar no meio social, em constante transformação, na busca de uma sociedade solidária, livre e justa, com o compromisso de sempre renovar a metodologia de ensino, objetivando uma formação sólida com valores morais a fim de que o profissional do direito possa atuar com responsabilidade primando por uma conduta ética irrepreensível. Tem como foco orientar e fomentar a capacidade crítica do formando para que possa exercer o direito de cidadania em todas as situações que enfrentará no decorrer de suas atividades.

O Curso busca ainda capacitar o aluno a tomar decisões responsáveis e maduras desde o início de sua carreira, podendo optar pelos vários campos de atuação, quer no exercício da advocacia pública ou privada, procuradorias, promotorias, magistratura, magistério, e na atuação como delegado ou qualquer outra área coligada, eis que o operador do direito está habilitado a laborar em vários setores. Além do elencado os alunos do Curso de Direito da PUC/SP, complementam sua formação com aprendizado desenvolvendo atividades no Escritório Modelo e Juizado Especial Cível, que se encontram localizados muito próximos ao Campus Universitário. Referidas atividades são de extrema importância junto à comunidade e a sociedade em geral, pois prestam assistência administrativa e judiciária gratuitas, sob a supervisão de profissionais altamente qualificados que orientam todos os trabalhos desenvolvidos.

Faz parte ainda da complementação curricular dos alunos a participação em monitoria realizada junto aos professores, bem como, em projetos de iniciação científica, sob orientação de Professores Doutores. O incentivo à participação de intercâmbio internacional pelos alunos é realizado pela Coordenação do Curso através da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais, contando com relação de Acordos de Cooperação e Convênios firmados entre a PUC/SP e diversas Universidades fora do País. A participação de alunos no processo de aprendizagem é fomentado através da Coordenação do Curso e Direção da Faculdade, inserindo a representação estudantil pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, que realizam conjuntamente atividades sócios educativas como palestras, Jornadas, Semana de Calouros que visam transformações políticos sociais em prol de interesses democráticos, humanos e da sociedade em geral.



Outros Destaques do Curso

- Curso com nota máxima na premiação Melhores Universidades, promovida pelo Guia do Estudante (Ed. Abril);

- Currículo do curso com disciplinas flexíveis, cujos programas se renovam a cada semestre;

- Composição de aulas e atividades práticas em laboratórios, que permitem aos alunos lançarem-se em projetos experimentais;

- Conheça o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns;

- Conheça o Juizado Especial Cível.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Inverno 2017


INSCREVA-SE

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.