Engenharia Mecânica

5
anos de duração

Sobre o Curso

Grupo 3 – Ciências Exatas e Tecnológicas

  • Duração: 5 anos
  • Formação: Bacharelado
  • Campus: Consolação
  • Total de vagas: 60
  • Período: Matutino
  • Reconhecimento no MEC: Deliberação CONSUN 10, de 28/09/2016

Setores e mercado de trabalho

Na área de Bens de Capital, nicho tradicional do(a) engenheiro(a) mecânico(a), as indústrias automobilística, aeronáutica e naval oferecem ótimas oportunidades de trabalho. Outro setor aquecido é o de energia, particularmente na exploração de petróleo, no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para perfuração de poços e transporte de fluídos. O(a) engenheiro(a) é solicitado(a), também, para criar mecanismos de armazenamento e distribuição de energia, com o uso de sistemas hídricos, nucleares, geotérmicos, solares e eólicos. Na área de Biociências, esse(a) profissional assessora hospitais, clínicas e laboratórios em projetos de biomecânica, ergonomia, reabilitação e mecânica nos esportes. Por fim, existe ainda a possibilidade de atuar como autônomo(a), na prestação de consultoria para projetos industriais.

Habilidade e competências

Durante o curso, serão desenvolvidas habilidades e competências relacionadas a diversos aspectos, entre eles o acompanhamento dos avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade; a atuação em equipes multidisciplinares; a capacidade de identificar, modelar e resolver problemas, a compreensão da inter-relação dos projetos mecânicos com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto a disposição final de resíduos e rejeitos, considerando-se a exigência de sustentabilidade; a compreensão e a aplicação da ética da responsabilidade profissionais; a compreensão de problemas administrativos, socioeconômicos e do meio ambiente; a comunicação eficiente nas formas gráfica, simbólica, numérica, escrita e oral.

Áreas de Atuação

O Engenheiro Mecânico formado pela PUCSP estará habilitado a atuar na indústria de base (mecânica, mineração, siderúrgica, metalúrgica); na produção de veículos (automóveis, ônibus, caminhões, trens, metrô, construção de estradas e barragens, máquinas agrícolas); na indústria aeronáutica e naval; na indústria de transformação (plástico, têxtil, construção civil); no setor de instalações (indústrias, geração de energia, refrigeração e ar-condicionado); nas indústrias que produzem as máquinas e equipamentos para todos os setores.

Outros Destaques do Curso

- Utilização de metodologias de aprendizagem ativa, como, por exemplo, a aprendizagem baseada em projetos e estudo de casos.

- Emprego intensivo de softwares e tecnologias da informação na simulação e solução de problemas na Engenharia Mecânica.

- Contextualização da teoria vista, sempre enfatizando algumas de suas aplicações práticas. Os projetos de curso e aulas de laboratório cumprirão esse papel, muitas vezes antecipando temas a serem tratados em aulas de teoria. Tais projetos serão desenvolvidos durante o curso, abordando temas básicos da Engenharia Mecânica, tais como máquinas e equipamentos, grandes estruturas metálicas etc.

Calendário Geral

Acompanhe as datas do Vestibular de Verão 2018

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.