Inscrição no Vestibular

CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Se você tem necessidades especiais ou apresenta outra condição que exija recursos específicos para realizar a prova, informe no campo indicado do formulário de inscrição.

No formulário, é preciso anexar:

a) cópia eletrônica de um relatório detalhado, informando datas, desenvolvimento e evolução do quadro, emitido por um especialista na área ou por uma equipe multidisciplinar, assim discriminadas:

  • no caso de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – equipe formada por um psicólogo ou pedagogo com especialização em Psicopedagogia e um médico psiquiatra ou neurologista;
  • no caso de Dislexia – equipe formada por neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo.

As orientações para elaboração do relatório precisam ser seguidas à risca:

  • deve ser emitido em papel timbrado, há menos de 1 ano;
  • deve conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou a Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF) referente à deficiência ou à condição específica;
  • deve apresentar a indicação das condições especiais necessárias para a realização da prova, devidamente fundamentas pelos profissionais.

b) declaração da escola onde você cursou as três séries do ensino médio, atestando que você usufruiu de recursos específicos ou apresentando uma justificativa, no caso de você não ter usufruído de recursos específicos nesse período.

Se você é portador de deficiência visual, poderá optar por prova em Braille ou por prova ampliada nos seguintes tamanhos de fonte: 18, 24 ou 28. Se não houver indicação do tamanho da fonte, a prova será confeccionada em fonte 24.

Se você é lactante e necessitar amamentar seu bebê durante a realização da prova, poderá fazê-lo em sala reservada, desde que faça o requerimento previamente, observando os procedimentos a seguir, para adoção das providências necessárias:

  • encaminhe sua solicitação via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR) para a Coordenadoria do Vestibular até o término das inscrições. Não haverá compensação do tempo de amamentação e a criança deve ser acompanhada de um adulto responsável por sua guarda, que deve ser indicado por você. A Coordenadoria do Vestibular designará um ambiente reservado para que eles aguardem o término da sua prova;
  • apresente-se, no respectivo horário para o qual foi convocada, com o acompanhante e a criança. Nos horários previstos para amamentação, você poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, acompanhada de uma fiscal. Na sala reservada para amamentação, ficarão somente a você, a criança e a fiscal, sendo vedada a permanência de qualquer outra pessoa.

Contato:

Coordenadoria de Vestibulares da PUC-SP

(11) 3124-5797 ou pelo e-mail vestibular@pucsp.br

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.