As multinacionais: protagonistas da globalização
GIORGIO ROMANO SCHUITE

Que Deus me dê a serenidade de aceitar as coisas
que não posso mudar, coragem de mudar as coisas
que posso e a sabedoria de ver a diferença.
Francisco de Assis

Resumo
O artigo fornece um quadro das diferentes fases da internacionalização das empresas. Propõe uma análise multidisciplinar capaz de abranger os vários níveis de atuação - local, regional e mundial - e sua relação com as estratégias de outros atores - autoridades subnacionais, nacionais e globais; fornecedores; financiadores e os sindicatos. Essa abordagem permite configurar diferentes "estratégias de globalização"' e dominação nas atividades dessas empresas. O artigo finalmente sugere que os problemas aportados por essas estratégias - econômicos, ecológicos e políticos - não são equacionáveis pelas forças que dominam o mercado, mas exigem medidas internacionais.
Palavras-chave: multinacionais; multinacionais e meio ambiente; globalização.

Abstract
The article gives a summary of the different periods of the intemationalization of business. lt suggests an multidisciplinary analysis, able to embrace all the levels of actuation - local, regional and world-wide and its relationship with others actors' strategies - sub-national, national and global authorities, suppliers, financing agents, and unions. This view allows different globalization and domination strategies in the activities of this kind of corporation. The article finally suggests that the problems pointed by these strategies - economical, political and ecological - aren't solvable by the dominating market forces and require international measures.
Keywords: multinational corporation; multinational corporation and environment; globalization.