Comunicação e Multimeios

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APRESENTAÇÃO

Pioneiro na América Latina, e implantado na PUC-SP em 2000, nosso curso surge a partir da necessidade de estudar a Comunicação das novas mídias, em que qualquer um possui os meios para produzir informação. O curso se constitui no estudo da comunicação e suas diversas formas: arte, fotografia, audiovisual, áudio, design gráfico e linguagem editorial, além de pesquisar suas conexões resultando em produtos de caráter hipermidiático.

Nossa grade curricular apresenta disciplinas fixas e flexíveis. As fixas versam sobre a cultura da imagem e das mídias. As disciplinas flexíveis, disponíveis a partir do 3º semestre, nos permitem escolher disciplinas com propostas inovadoras lançadas por professores da PUC e de outras universidades com formações diversas, além de profissionais atuantes no mundo das artes possibilitando uma rica troca de conhecimento. Assim como nosso curso, somos múltiplos. Um grupo de alunos com identidades e habilidades diversas dotados de espírito criativo, senso crítico e sempre dispostos a adquirir repertório, nas mais diferentes áreas em prol de uma formação interdisciplinar.



Assim como nosso curso, somos múltiplos. Um grupo de alunos com identidades e habilidades diversas dotados de espírito criativo, senso crítico e sempre dispostos a adquirir repertório, nas mais diferentes áreas em prol de uma formação interdisciplinar.

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Nossa PUC

Uma das especificidades do curso é desenvolver em nós um olhar subjetivo e artístico lapidando nossos sentidos perceptivos e processos cognitivos. O amadurecimento dessas habilidades nos permite captar com amplitude o momento vivenciado deixando-o susceptível a diversas interpretações.

Nas paredes da PUC sobrevive a sua história sob a ótica estudantil. O grafite atual, uma iniciativa das comissões acadêmicas, foge do campo politicamente correto para instigar questões e críticas, como demonstram as fotografias analógicas de alunas do nosso curso.



Nós do curso de Comunicação e Multimeios temos disponíveis diversos ambientes para estudo e prática: estúdio e laboratório de fotografia, laboratório de rádio, estúdio de vídeo, ilhas de edição, auditórios, laboratórios de informática, ateliê de artes, centro de idiomas, salas de aula convencionais.

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HISTÓRICO

O curso de Comunicação e Multimeios teve sua origem no fato de a Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUCSP possuir larga experiência em projetos e implantação de cursos de graduação e pós-graduação com experiências pioneiras. Através das Diretrizes Curriculares da área de Comunicação, que permitem a implementação de novas habilitações a Faculdade de Filosofia, Comunicação Letras e Artes propôs e implantou o curso de graduação em “Comunicação e Multimeios”, desde 2000.

Contribuiu para essa nova proposta de curso a demanda por profissionais habilitados a desenvolver projetos e estratégias comunicacionais com a utilização dos recursos tecnológicos emergentes, em diferentes suportes e com diferentes dispositivos, evidenciando conhecimento social e crítico em relação ao projeto comunicacional a ser desenvolvido. Na época da criação do Curso a Internet era um paradigma transformador que exigia novas elaborações de linguagem e proporcionava experiências mais contundentes de interatividade e não linearidade. O cenário atual conta com a TV digital, as plataformas colaborativas da internet, o ambiente da rede disponibilizado em banda larga e os recursos comunicacionais embutidos em aparelhos de mídias portáteis, que, em geral, exigem novas elaborações, apontando para experiências cada vez mais radicais de hibridização das matrizes da linguagem sonora, textual e imagética.

O destaque que recebeu após sua implantação resultou na criação posterior de alguns cursos com características similares ao de Comunicação e Multimeios e significativa procura nos vestibulares.
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COMPONENTES CURRICULARES

Organização Curricular


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O Núcleo Matricial


Os conteúdos programáticos que integram a Habilitação em Comunicação e Multimeios são nucleados no eixo de comunicação, que contempla as cinco áreas estabelecidas pelo Perfil Comum segundo orientação do PPI, a partir do núcleo matricial que se compõe de um conjunto disciplinar articulador de um repertório da cultura das mídias devidamente contextualizada, numa visão humanista: Ética e Cultura, Texto, Imagem, Áudio, Hipermídia, Design Gráfico e Audiovisual. Assim, os semestres iniciais se organizam numa gradação crescente das disciplinas formadoras do repertório do aluno em simultaneidade com disciplinas laboratoriais que realizam uma introdução gradual da instrumentalização do aluno, com programas que reprocessam as diferentes fases das tecnologias da comunicação, sob um pensamento hipermidiático de organização.

Acesse os programas das disciplinas matriciais


O Núcleo Flexível


Complementando o conjunto disciplinar do núcleo matricial que se compõe pelas disciplinas fixas do curso, corre paralelamente a partir do 3º semestre, o Núcleo Flexível, no total de 15 disciplinas, (4 Estúdios, 6 Optativas e 5 Oficinas); em caráter experimental produtivo essas ofertas são renovadas continuamente, a cada semestre, de acordo com uma sondagem e reavaliação, em que participam alunos e professores, definindo pertinências em concordância com o perfil profissional e análise do mercado dos produtos multimidiáticos.

As flexíveis respondem por conjuntos disciplinares que exercitam a produção de caráter multimidiático, em que as propostas se caracterizam por uma estreita articulação entre imagem, design gráfico e texto, em concordância com a tecnologia hipermidiática. As flexíveis são espaços de ofertas que podem ser solicitadas em diferentes semestres, sob uma caracterização a ser definida, ou seja, sob o nome de Estúdio, mais voltado ao planejamento, como Optativa, que prioriza interfaces e/ou como Oficina de caráter prático na finalização do curso. As ofertas das Flexíveis ficam sujeitas à demanda do alunado e à proposta de programa disponibilizada por professores.

Acesse os programas das ofertas de flexíveis


O Trabalho de Conclusão de Curso


Por fim, o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, é estruturado de tal forma que o aluno consiga em trabalho final, demonstrar em estudos monográficos ou em produtos, a dimensão teórica em conceitos atualizados e a dimensão operacional do curso. Também faz parte da avaliação do TCC o uso dos programas que possibilitam a hipermidiação. A tendência mundial da produção multimidiática é a transmidiação, ou seja, a utilização de uma rede de comunicação e informação que expande grandemente o poder de disseminação dos produtos comunicacionais.

Acesse a página de TCC para maiores informações


Atividades Complementares


As Atividades Complementares representam um diferencial em nossa formação, pois nos auxiliam a visionar possíveis áreas de atuação profissional através de eventos extra acadêmicos.
Como carga horária obrigatória, devemos realizar no decorrer de quatro anos de formação, um total de 345 horas de atividades associadas à cultura e às Artes.
Para isso, nosso curso, em parceria com a PUC, promove uma série de atividades vinculadas aos vários níveis de extensão da universidade. Entre elas, as principais são:

- Iniciação Científica: uma introdução ao campo das pesquisas acadêmicas em prol do desenvolvimento da argumentação e da crítica.
- Monitoria: desenvolvimento de atividades laboratoriais de nosso interesse em auxílio a um professor.
- Estágio: No entanto não obrigatório, nos permite aprender de forma interdisciplinar ao trabalhar com estudantes de outros cursos - Jornalismo, Publicidade, Jogos Digitais, Letras – em setores bastante produtivos – Rádio PUC, TV e Rede PUC e Videoteca.

Acesse a tabela de atividades complementares
semana de multimeios 2013

SEMANA DE MULTIMEIOS

A Semana de Multimeios acontece anualmente e é realizada com a proposta de ser um espaço para a discussão de temas, voltadas a áreas de interesse do profissional de comunicação e/ou multimidiático.

A Comissão organizadora é composta por alunos e aberta a todos os convidados a integrá-la. As horas empenhadas em trabalho dessa comissão são válidas como exercício integralizável ao quadro de Atividades Complementares.

Thaís Cruz

Os temas surgem a partir de propostas de alunos, que as apresentam posteriormente aos professores, buscando diagnosticar as recentes conquistas, práticas e demandas do mercado. Apresentam temas relevantes, sugerindo um grande número de seus possíveis desdobramentos que são interligados em mesas de debate e discussão, palestras e oficinas práticas, por intermédio de um processo de conexão e hibridização das áreas.

Jaqueline Melo

Neste sentido, a composição da Semana de Multimeios reflete de modo prático a estrutura do curso: são profissionais de diversas áreas e acadêmicos das mais distintas linhas de pesquisa, reunidos para a discussão de temas e assuntos tradicionais da comunicação, que demonstram uma nova face ao serem vinculados às mídias digitais e eletrônicas.

Em sua programação, oferece, ainda, um espaço para a exposição de trabalhos acadêmicos e/ou independentes dos alunos, firmando-se, como oportunidade de confraternização entre os diferentes períodos vigentes no curso.

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