Comunicação e Multimeios

NINTENDO – MARIO KART A PRESENÇA DA INTERATIVIDADE
NO UNIVERSO DOS GAMES

CAMILA DE PAULA BARROS


A interatividade tem o propósito de melhorar a qualidade da relação usuáriocomputador, assim, trata-se do modo pelo qual o usuário pode participar ou influenciar na modificação imediata da forma e do conteúdo de um ambiente computacional...

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CANAL DAS BEE: O YOUTUBE COMO PLATAFORMA PARA O ATIVISMO LGBT

JESSICA TAUANE DE SOUSA


A homossexualidade ainda é um assunto que gera muita discussão nos tempos atuais e a crescente homofobia existente no mundo e, principalmente, no Brasil preocupa a todos os cidadãos que lutam pela igualdade de direitos e proteção à vida e bem-estar humano.
Com este mote inicial, o produto “Canal Das Bee: O YouTube Como Plataforma Para O tivismo LGBT” lança-mão do audiovisual...

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Canal das Bee - Youtube
Canal das Bee - Facebook

BANDA JOHNNYBOX: VIDEOCLIPE DA CANÇÃO “NOT SO FINE”

JULIA TERENO OTAVIANI BERNIS


Inicialmente, a idéia de videoclipe era vinculada à visibilidade e propaganda de bandas, sendo apenas performances gravadas. Porém, o videoclipe cresceu como produto audiovisual e agora permite narrativas lineares ou experimentais sem ter o único intuito de divulgar o trabalho do artista, mas sim como uma forma de expressão audiovisual. Ele transmite os sentimentos contidos nas canções através de imagens, em uma abordagem visual e simbólica, permitindo, portanto, que o espectador se relacione mais profundamente à música. “Not So Fine” é um videoclipe que...

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Portfólio da aluna
Johnnybox - Not so Fine

MÍDIA E INTERVENÇÕES MILITARES

LINCOLN NISHITANI SATUDI


Como o tema intervenções militares com apoio da mídia é muito extenso, esse trabalho irá focalizar dois conflitos, um do século XX e outro do século XXI. A primeira a ser abordada é a guerra das Malvinas de 1982, entre a República Argentina e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Essa análise irá explorar o lado argentino da história que utilizou o conflito pelas ilhas para desviar o foco de seus problemas internos.
A segunda intervenção influenciada pela mídia é ...

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CINEMA E QUADRINHOS: a evolução da arte sequencial de Will Eisner e Frank Miller através do fenômeno noir

Lucas Fonseca de Araújo


Pretende-se estudar a evolução dos quadrinhos através do olhar do cinema, principalmente a influência estética e narrativa herdada pelo movimento noir, do início dos anos 1940 até 1950, que serviu de inspiração para os mais diversos artistas e comunicadores do período, que ajudaram a estabelecer aquele fenômeno em um gênero único, cultuado e erpetuado por gerações. Estabelecida esta relação de influências, esta monografia pretende demonstrar o impacto feito pelo artista Will Eisner...

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Portfólio do aluno.

FLUXOS VISÍVEIS;uma percepção corporal da cidade

Mariana de Mello Castanho Alves


O projeto Fluxos Visíveis; uma percepção corporal da cidade tem como proposta acompanhar com mais proximidade e intimidade, a extensão sensória do corpo, através das câmeras a ele anexadas que registrarão imagens do espaço urbano no mesmo espaço/tempo - em relação à vida da cidade, sua pulsação demonstrada numa amostra, num circuito determinado. E assim, construir uma nova imagem...

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Alguns dos vídeos que fazem parte da video-instalaçao do TCC.

SUJEITO-CIDADE: UM PROCESSO DE CRIAÇÃO

RENATA AMADO SETTE MOSANER


O presente trabalho se desdobra a partir de experiências e criações da esquisadora e da própria reflexão desse processo, que tem como fio condutor a interpenetração entre o homem e a cidade. O processo de criação, que gerou três subprodutos - um diário de viagem, um mapa de Berlim inspirado na infância de Walter Benjamin e um ensaio fotográfico- é, ao mesmo tempo...

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Portfólio da aluna.

EXPERIMENTAÇÕES DO CURTA-METRAGEM BRASILEIRO

RENATO ANDRADE DE OLIVEIRA BATATA


O presente trabalho tem por objetivo discutir o curta-metragem inserido no cinema brasileiro como um formato de experimentação da linguagem cinematográfica. A experimentação entendida não como gênero, mas como prática que utiliza os recursos próprios ao meio cinematográfico para produzir filmes que representem a realidade de maneiras diversas. A partir de um referencial teórico que discute a força de sistemas representativos (pintura, fotografia e cinema) em tentar representar a realidade de maneira análoga, adotamos a decupagem clássica do cinema norte-americano, sua influência em outras cinematografias e sua evolução; como modelo de representação produtor de filmes que...

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