
80 • Lutas Sociais 19/20

Os aparatos de comunicação 
de massa e a luta pela 
hegemonia no Brasil

Pedro Estevam da Rocha Pomar*

Resumo: 
No Brasil, a ditadura militar incentivou a criação de um sistema de mídia 
oligopolizado, que se consolidou e coloca-se hoje como importante obstáculo à 
realização de reformas democráticas no país. PT e CUT, as maiores organizações de 
esquerda, deixaram de construir meios de comunicação de massa que pudessem se 
contrapor ao oligopólio. Diante da experiência dos jornais diários do PCB nos anos 
1940-50, em certo sentido vitoriosa, sugere-se que a inexistência de potentes mídias 
contra-hegemônicas nas mãos do PT e CUT relaciona-se bem mais às concepções 
estratégicas conciliatórias, de “centro-esquerda”, da ala majoritária dessas organizações 
do que a dificuldades materiais e legais.

O papel da imprensa como aparato produtor de sentidos e portanto 
instrumento habitual da luta política é bem conhecido, tendo-se tornado 
especialmente visível em fins do século XIX. No século XX, o rádio e depois 
a televisão mostraram-se ainda mais potentes do que o jornal como veículos 
capazes de difundir mensagens com finalidades políticas (ou político-ideológicas) 
e persuadir numerosas audiências. 

No Brasil, antes mesmo do final da ditadura militar, nos anos 1970-80, os 
aparatos de comunicação social conformaram um sistema de mídia, oligopólio 
caracterizado pela associação de alguns grandes grupos empresariais detentores da 
propriedade cruzada dos diversos meios (que consiste na combinação de emissoras 
de televisão e rádio, jornais, agências noticiosas, revistas), de alcance nacional, 
com monopólios regionais e locais. Mais recentemente, este setor vive uma fase 
de crescente concentração, bem como de ingresso de capital externo�.

* Jornalista, mestre em História (Unesp), doutor em ciências da comunicação (USP).
� Estes grupos já se incluem entre os maiores da economia brasileira. O grupo Globo passou a ser 
o 36º maior do país em receita bruta: R$ 6,8 bilhões em 2006 (Valor 1000 2007). Outros exemplos 
de receita bruta em 2006: grupo SBT, R$ 3,23 bilhões; grupo Abril, R$ 2,66 bilhões (Valor Grandes 
Grupos 2007).



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 81

A cumplicidade dos meios foi muito útil à ditadura militar, em seus esforços 
para abafar a contestação, silenciar os crimes do regime, divulgar suas supostas 
virtudes. Mas o advento do neoliberalismo, graças à chegada ao governo de 
Fernando Collor de Melo (1990) e, principalmente, Fernando Henrique Cardoso 
(1995), buscou e contou com um engajamento quase total da mídia nesse projeto 
de dominação de classe. Em plena democracia formal, a burguesia valeu-se do 
sistema de mídia para conquistar corações e mentes de uma forma avassaladora. 
Venício Lima recorre à teoria gramsciana do Estado ampliado nas sociedades 
ocidentalizadas� para definir a Rede Globo de Televisão, a líder do sistema, 
como aparelho privado de hegemonia “fundamental” no país (Lima, 2001: 146). 
Meios de comunicação desse gênero são aparelhos privados de hegemonia por 
excelência.

O sistema de mídia criou a mitologia do Plano Real�, seja divulgando e 
apoiando expressamente a agenda neoliberal, seja incorporando e reproduzindo 
massivamente o discurso, os novos vocábulos e expressões (“idéias-força”) 
necessários à implantação do neoliberalismo como ideologia dominante em 
nosso país, tais como “flexibilização” (das leis trabalhistas), “custo Brasil” e 
muitos outros:

A partir de 1995, especialmente, os grupos que oligopolizam o setor atuaram 
intimamente com o governo de Fernando Henrique Cardoso no sentido de 
formar opinião pública favorável ao Plano Real, à privatização das empresas 
estatais, às mudanças na Previdência, à maior abertura da economia ao capital 
estrangeiro, aos sucessivos acordos com o Fundo Monetário Internacional e à 
chamada Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste período, o noticiário dos meios 
de comunicação esteve fortemente pautado seja pelo governo federal, seja por 
aqueles interesses diretamente beneficiados com as reformas, sobretudo os do 
capital financeiro. (Pomar, 2002: 1) 

Essa “operação midiática” foi facilitada pela conversão de uma parte 
da intelectualidade de esquerda no Brasil, que desde a crise da URSS e Leste 
Europeu vinha se afastando do marxismo. Ao mesmo tempo, operava-se uma 
transformação na prática do jornalismo, mediante a introdução crescente da 
automação e redução do número de profissionais empregados nas redações, maior 
controle dos conteúdos pelo patronato, adoção do “jornalismo de serviços”, 
hipertrofia de determinadas editorias, especialmente a de economia. O jornalismo 
passou a exercer papel cada vez mais orgânico na hegemonia burguesa. A Rede 

� Aquelas onde a sociedade civil desenvolveu-se, exibindo complexidade e densidade frente ao 
Estado.

� Plano de estabilização econômica iniciado no governo Itamar Franco, em 1994, com Fernando 
Henrique Cardoso à frente do Ministério da Fazenda. A paridade da nova moeda, o real, com o 
dólar, e o arrocho salarial eram dois dos pilares do Plano.



82 • Lutas Sociais 19/20

Globo projetou alguns jornalistas e assemelhados, fazendo deles porta-vozes 
autorizados do Plano Real e das delícias prometidas pelo ideário neoliberal.

Ao aproximar-se o ano 2000, vários dos grupos brasileiros de mídia viram-
se em dificuldades financeiras, provocadas pelo fracasso de certas aventuras 
empresariais,  pela desvalorização do real em 1999 e pela depressão do mercado 
publicitário. Essa fase foi momentânea: ficou para trás graças a demissões em 
massa, “reengenharia do trabalho”, associação com capitais externos e retomada 
da economia. Em 2005, o grupo Globo pôde comemorar o fato de ser a 
corporação brasileira com maior lucro líqüido (R$ 1,9 bilhão) e melhor relação 
entre receita e lucro líqüido�. 

O que nos interessa, neste texto, é discutir como o movimento social e o 
maior partido político de esquerda colocaram-se diante do sistema de mídia 
e que alternativas a ele —“aparelhos privados de hegemonia”, porém contra-
hegemônicos — eles construiram ou tentaram construir. Também serão revistas as 
experiências de imprensa democrática e popular anteriores ao golpe militar de 
1964, particularmente a do PCB. 

Contra-hegemonia
No início dos anos 1980, surgia o Partido dos Trabalhadores (PT) e 

iniciavam-se as articulações que resultariam na criação da Central Única dos 
Trabalhadores (CUT). Em questão de anos, ambas as organizações da classe 
trabalhadora passariam a dispor de legitimidade, representatividade social e até, 
no caso do PT, um peso institucional jamais sonhado por suas predecessoras. PT 
e CUT certamente trataram, desde o início, de produzir suas próprias publicações 
periódicas. Porém, destinavam-se principalmente à militância política e sindical, 
geralmente sem pretensões de disputar opinião no conjunto da sociedade, exceto 
nos períodos eleitorais.

Embora o Diretório Nacional do PT tenha pautado, mais de uma vez, a 
questão de editar um jornal diário, o partido nunca obteve êxito nesta empreitada. 
Mesmo as publicações voltadas para a militância careceram de maior continuidade. 
Assim, entre março de 1982 e maio de 1983, circulou o quinzenário Jornal do 
Trabalhador, fundado e dirigido por Perseu Abramo, do qual foram publicadas 
24 edições (Abramo, 2007: 345). Entre outubro de 1983 e outubro de 1994, 
publicou-se o Boletim Nacional do PT, de periodicidade irregular. 

O quinzenário Brasil Agora, que circulou entre setembro de 1991 e maio de 
1996, foi o jornal partidário mais ousado em termos de conteúdo e de público 
leitor. Era vendido em bancas e por meio de assinaturas. Sediado em São Paulo, 

� Valor 1000, 2006, p. 40 e 42. 



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 83

contou com o trabalho de jornalistas profissionais, intelectuais ligados ao partido 
e alguns dirigentes partidários�. Entre 1996 e 2005 entrou em cena o PT Notícias, 
de periodicidade incerta.

Certas publicações — como Linha Direta, boletim semanal do diretório 
paulista, e Teoria & Debate, revista mensal — firmaram-se, porém o PT sempre 
ressentiu-se da ausência de mídias “de massa”, capazes de dialogar com 
segmentos da população mais amplos do que sua militância ou seu eleitorado fiel. 
“O Partido dos Trabalhadores ainda não conseguiu gerar uma política própria de 
comunicação, ao contrário do que já fez em outras áreas de atividade”, anotou, 
em 1993, o experiente Perseu Abramo, acrescentando que “o PT parece navegar 
desorientado na trama das comunicações, cujos processos e mecanismos não 
consegue utilizar adequadamente” (Abramo, 2007: 310). 

A CUT, por sua vez, nunca dispôs de meios de comunicação à altura do 
contingente de trabalhadores sindicalizados nas entidades filiadas. Talvez a mais 
importante experiência de montar um aparato próprio de comunicação, no 
interior da CUT, tenha sido a TVT, TV do Trabalhador, cujo principal motor 
foi o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, mas que se relacionava organicamente 
com a central e até com o PT. A TVT foi criada em 1986, a princípio como 
produtora de vídeo, motivada pela necessidade imediata de prover “contra-
informação” diante do Plano Cruzado, conforme depoimento de Regina Festa, 
uma de suas criadoras (Festa, 1991: 61-2). “A prática e os usos” da TVT “eram 
os mais variados”: formação, propaganda, “guerrilha eletrônica”, ficção, greve, 
passeatas, organização da “primeira rede nacional alternativa de vídeo”, realização 
de programas políticos para o PT, inclusive para a campanha presidencial de 
Lula, em 1989 (Festa, 1991: 63-4). 

Além disso, a TVT tomou parte da “luta pela conquista de um canal de rádio 
e televisão”. Mas as tentativas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de obter 
uma concessão de emissora FM, em 1987 e 1988, foram baldadas pelo governo 
Sarney (Festa, 1991: 64). Ao que parece, a negativa terminou por impulsionar um 
projeto bem mais ambicioso: a RCT-Rede de Comunicação dos Trabalhadores, 
fundada em 1989 “por 67 sócios fundadores”, representantes dos movimentos 
“sindical, político, popular, intelectual, artístico, aliados dos operários do ABC”, 
“com o objetivo de ampliar o acesso dos trabalhadores aos diferentes meios e 
processos de comunicação” (Festa, 1991: 64).

A RCT extrapolava assim, em sua concepção inicial, a TV e o vídeo, pois 
“seriam constituídas unidades nas áreas de vídeo-televisão-cinema, imprensa-

� Segundo Mouzar Benedito, jornalista profissional que atuou no Brasil Agora, os principais editores 
foram, sucessivamente, Rui Falcão, Valter Pomar, José Américo Dias. Outros quadros partidários 
que trabalharam no jornal: João Machado, Juarez Guimarães, Flávio Aguiar. Entre os jornalistas 
estavam Raimundo R. Pereira, Antônio Martins e os cartunistas Ohi e Maringoni.  



84 • Lutas Sociais 19/20

editora, rádio e distribuidora”. A primeira unidade criada foi a TVT-RCT, sediada 
em São Paulo. Enquanto a TVT original nasceu ligada ao Fundo de Greve do 
Sindicato dos Metalúrgicos, financiado pela ICCO, entidade holandesa, a TVT-
RCT seria uma produtora profissional de vídeo, desvinculada do Fundo de Greve 
(Festa, 1991: 63-4). 

Apesar dos muitos êxitos pontuais obtidos pela TVT em ambas as suas 
vertentes, o projeto também foi estancado.� 

Só em 2006, quando a reeleição do presidente Lula foi ameaçada pelo 
episódio “Mensalão”, é que os quatro principais sindicatos cutistas associaram-se 
para lançar a Revista do Brasil, com tiragem mensal de 360 mil exemplares. Outra 
iniciativa recente foi alugar tempo em emissora de televisão privada, a Rede TV!, 
em que é veiculado um programa produzido pela própria central (“ReperCUTe”). 
Um programa de rádio é mantido por convênio com a Rádio 9 de Julho, da Igreja 
Católica, em São Paulo. 

Como explicar essa insuficiência do PT e da CUT, levando-se em conta 
sua força social e institucional? Decerto é impossível ignorar as dificuldades, 
de natureza material e legal, para a criação e o funcionamento de meios de 
comunicação social de amplo alcance. Especialmente no caso do rádio e da 
televisão, o controle das concessões pelo governo federal sempre foi um claro 
impedimento à possibilidade de movimentos sociais ou partidos políticos de 
esquerda virem a manter emissoras próprias. Claro está, também, que manter 
meios de comunicação de alcance nacional exige um formidável suporte 
financeiro, se se pretende efetivamente fazer frente às corporações que atuam no 
setor. Mas são de outra ordem as razões de fundo para sua inexistência nas mãos 
do maior partido e da maior central sindical de esquerda.

O PT produz habitualmente inúmeras publicações impressas e outros 
materiais de divulgação, quando consideradas as suas instâncias partidárias 
permanentes ― diretório nacional, diretórios estaduais e municipais ― e, além 
delas, os milhares de mandatos de parlamentares petistas: vereadores, deputados 
estaduais, deputados federais e senadores (todos tratando de produzir seus 
próprios materiais). Em tese, deveria ser possível transferir o financiamento dessa 
imensa quantidade de impressos e outros materiais para a estruturação e sustento 
de alguns meios centrais, de caráter permanente.

A situação da CUT é semelhante: mesmo os menores, entre os 3.438 sindicatos 

� Regina Festa, em suas “Inconclusões”, atribui os problemas enfrentados pelo projeto à “concepção 
instrumental do processo comunicativo e da tecnologia”, determinada pela influência do modelo 
leninista de organização e do modelo gramsciano no plano da cultura, e à “concepção apocalíptica 
em relação aos mass media na prática política” (Festa, 1991: 162-3).



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 85

a ela filiados (os quais somam 7,46 milhões de trabalhadores sindicalizados)�, 
produzem algum tipo de publicação periódica impressa. Os maiores editam 
revistas, mantêm tablóides diários, semanais ou quinzenais e dispõem de sítios 
na Internet. Alguns, como Bancários de São Paulo e Metalúrgicos do ABC, 
conseguiram montar grandes e modernos parques gráficos, que respondem 
por toda a produção própria e vendem serviços para terceiros. A hipótese 
de publicações unificadas, a exemplo da Revista do Brasil, salta à vista. Como 
interpretar sua inexistência?

Muitos fatores explicam os recorrentes fracassos dos projetos de mídia impressa 
da esquerda. Em primeiro lugar, o sectarismo, que dificulta a colaboração entre 
grupos de extrações ideológicas diferentes, seja na produção ou na distribuição. 
Os veículos tornam-se instrumentos de disputa interna ou externa. Esse foi 
o mecanismo que enterrou quase toda a imprensa alternativa nos anos 1970. 
No mundo sindical, em que o lançamento de um jornal nacional poderia até 
mesmo economizar recursos, ao consolidar grande número de pequenos 
jornais, predomina a atomização, a subordinação das ações de comunicação 
aos interesses políticos do grupo dirigente ou limitando-as às lutas locais da 
categoria. (Kucinski, 2007: 88) 

Kucinski observa, ainda, que “não se pode culpar o patronato por defender 
seus interesses”, pois foi com tal finalidade que “criaram grandes jornais de 
referência nacional, que pautam a mídia eletrônica”. Pode-se isso sim, completa 
o raciocínio, 

culpar os movimentos sociais e centrais sindicais, ou partidos que se dizem 
de esquerda, por não terem lançado até hoje um grande jornal de referência 
nacional que defenda os interesses populares e nacionais. Que se contraponha à 
mídia impressa oligárquica. (Kucinski, 2007: 88)

Portanto, o não haver ainda hoje publicações de grandes tiragens e alcance 
nacional nas mãos do PT e da CUT explica-se muito mais pelo equivocado 
entendimento até recentemente vigente, do setor político que controlava essas 
organizações, de que não havia necessidade de trabalhar a contra-hegemonia nesse campo, 
do que por razões de ordem financeira. Subestimava-se a necessidade, bem como 
a capacidade, de construir meios de comunicação social contra-hegemônicos, 
ao mesmo tempo em que acreditava-se na capacidade de seduzir, neutralizar ou 
obter concessões políticas dos detentores do oligopólio midiático, civilizando-o.

Tais concepções coadunavam-se com as transformações deste setor 
majoritário do movimento social no início dos anos 1990, que levaram a 
um paulatino abandono da radicalidade socialista e à adoção, no PT, de uma 
estratégia de centro-esquerda, pautada em alianças com setores do capital. 

� Dados de abril de 2008.



86 • Lutas Sociais 19/20

Gestos emblemáticos desse ambiente político conciliador foram as homenagens 
prestadas pelo presidente Lula à família Marinho, em 2003, por ocasião da morte 
de Roberto Marinho, que incluiram a decretação de luto nacional por três dias.� 
Os critérios para a nomeação dos ministros da pasta das Comunicações seguiram 
a mesma linha.�

Os acontecimentos de 2005 e 2006, que a imprensa independente e 
pesquisadores acadêmicos interpretaram como uma tentativa de “golpe midiático” 
contra Lula (vide, por ex., Lima, 2007), parecem ter revertido a tendência à 
composição política com o sistema de mídia, tanto no PT e na CUT como no 
governo federal. Este criou a TV Pública (TV Brasil), alvo de fortes críticas dos 
jornais e emissoras principais. Em várias das correntes do PT ganhou corpo o 
entendimento de que o partido não pode continuar sem mídia própria10. Outros 
partidos de esquerda, em especial PSOL e PCdoB, também estão conscientes da 
necessidade de construção da contra-hegemonia11. Mídias contra-hegemônicas, 
como Caros Amigos, Brasil de Fato, Repórter Brasil e outras exercem papel relevante, 
porém insuficiente. 

Persiste em aberto a perspectiva de construção de um ou mais meios de 
comunicação social “de massa” contra-hegemônicos, mantidos por uma parcela 
expressiva das forças políticas que conformam o chamado campo democrático-
popular.

A história brasileira oferece uma riquíssima experiência de jornalismo “de 
esquerda”, em diferentes matizes conforme as circunstâncias de época: anti-
colonialista, democrático, popular, libertário, antiditatorial, socialista. É útil 
revisitá-la, ainda que em breves pinceladas.   

A experiência jornalística

No Brasil, as lutas sociais e políticas mais importantes do século XIX já 
nascem acompanhadas de seus jornais. O que é notável, se se levar em conta 
que simplesmente não havia meios de impressão no país até a chegada da 

� Na ocasião, Lula declarou, a propósito da morte do proprietário das Organizações Globo: “Tem 
gente que vem ao mundo a serviço. Roberto Marinho foi um homem que veio ao mundo a serviço 
__ quase um século de vida de serviços prestados à comunicação, à educação e ao futuro do Brasil”. 
Nota oficial, 6/8/2003.

� O atual ministro, Hélio Costa (PMDB), e o primeiro a ocupar o cargo no primeiro mandato de 
Lula, Miro Teixeira (então no PDT), têm ligações com as Organizações Globo. Euclides de Oliveira 
(PMDB), que exerceu a pasta após a saída de Teixeira, é proprietário de emissoras. 

10 Vide, p. ex., as teses apresentadas ao III Congresso Nacional do PT (2007).

11 Como se pode depreender da atuação parlamentar, formulação de seus quadros acadêmicos e 
políticos e iniciativas de criação de veículos próprios na Internet.



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 87

família real, em 1808. Antes que se completasse uma década da chegada das 
primeiras prensas, jornais de conteúdo anticolonialista eram lançados por gente 
da estirpe de João Soares Lisboa, Frei Caneca e Cipriano Barata, envolvidos, em 
Pernambuco, primeiro com a rebelião de 1817, depois com a Confederação do 
Equador, em 1824. “Os dois maiores jornalistas da época, Frei Caneca e Cipriano 
Barata foram por ela assim tratados: um morreu fuzilado, o outro foi condenado 
à prisão perpétua” (Sodré, 1984: 96). Outros importantes movimentos armados 
do período imperial, como a Cabanagem no Pará (1835-40), a Sabinada na Bahia 
(1837-38), e a Revolta Praieira (1848-50), em Pernambuco, tiveram seus jornais 
e jornalistas. 

Ainda na primeira metade do século, em 1837, surge em Salvador “o primeiro 
jornal brasileiro pertencente a grupo social assalariado: o Defensor dos Caixeiros” 
(Garcia, 1964: 266). Já “o primeiro jornal brasileiro propriamente operário” 
aparece no Rio de Janeiro, em 1856: O Eco da Imprensa, “semanário editado por 
tipógrafos e tornado porta-voz da mais importante associação operária brasileira 
do século 19, a Imperial Associação Tipográfica Fluminense”, fundada três anos 
antes (Garcia, 1964: 267). 

É desse grupo profissional, que conhece “por dever de ofício tudo quanto 
se publicava”, que surgirá uma importante experiência durante “a primeira greve 
efetiva de que há notícia no Brasil”, em 1858: “Para que a população da cidade 
não ficasse sem jornais, os tipógrafos em greve começaram a publicar, a 10 do 
mesmo mês de janeiro, o Jornal dos Tipógrafos, órgão diário de grande formato e de 
elevado padrão intelectual e gráfico, com todas as seções habituais dos grandes 
jornais da época” (Garcia, 1964: 267-8). Jornal dos Tipógrafos circulou durante 
os três meses de greve, revelando a capacidade de organização e de elaboração 
intelectual dos gráficos. 

Na década de 1860 foram lançadas, de norte a sul do país, nada menos do 
que 20 publicações operárias; na de 1870, 46; na de 1880, 67 (Garcia, 1964: 269-
71). Entre os jornais lançados então figuram o diário Gazeta dos Operários, no 
Rio de Janeiro (1875), os semanários Liga Operária Baiana, em Salvador, e Liga 
Operária, em Recife (ambos de 1877), o diário A Confederação Artística, em Belém 
(1888), O Grito dos Pobres, em São Paulo (1889). Ao mesmo tempo, multiplicam-se 
os clubes socialistas e as suas publicações. 

Dirigida por Luis da França e Silva, a Revista Tipográfica circulará no Rio 
de Janeiro por quase dois anos (1888-1890), em plena efervescência política 
da transição entre monarquia e república. Os tipógrafos engajaram-se na 
luta contra a escravidão, criando o Centro Abolicionista Gutenberg. França e 
Silva, considerado por Garcia a maior liderança operária da época, defendia a 
participação política da classe: “Errôneo anda”, dizia, “todo aquele que entende 



88 • Lutas Sociais 19/20

ser dever do operário não sair da obscuridade de sua oficina”, e citava o exemplo 
dos operários europeus que “com a pena e com a palavra nos comícios populares, 
também educam e guiam a opinião”. Propôs a criação “de um novo partido, 
saído exclusivamente do elemento operário do País”, com o qual a classe operária 
possa dispor de “um programa, um desígnio, um norte enfim” (Garcia, 1964: 
272-3).

Assim, quando o movimento operário recebe dos imigrantes europeus um 
forte impulso anarquista, que irá traduzir-se numa miríade de jornais, já existe uma 
vasta experiência anterior de imprensa oposicionista e radical, que será enriquecida 
com a energia desse novo agrupamento. Os primeiros jornais anarquistas surgem 
ainda no século XIX: O Despertar, O Protesto e outros. Em 1902 aparece Avanti; 
em 1903 La Battaglia, de Oreste Ristori; em 1906 Terra Livre, de Neno Vasco 
e Edgar Leuenroth, para citar uns poucos exemplos da “proliferação” (Sodré, 
1984: 310-11). 

Sobre o significado desses jornais e a estatura política e pessoal de seus 
editores, diga-se a título de ilustração que Ristori foi por duas vezes deportado 
do Brasil. Morreu na guerra civil espanhola, lutando contra os fascistas, em 1937 
(Sodré, 1984: 311). Leuenroth foi um dos líderes da greve geral de 1917, tendo se 
notabilizado como agitador operário e organizador sindical.

O PCB e seus diários

A década de 1920 assistiu a surtos tenentistas contra a República Velha e 
ao nascimento do Partido Comunista do Brasil (PCB) e de suas primeiras 
publicações, como A Classe Operária (surgido em 1925, com tiragem inicial 
de 5 mil exemplares) e, depois, A Nação (1927), jornal que reunia positivistas 
e comunistas. Nesse período, a imprensa comercial consolidava-se no Rio de 
Janeiro, com o Jornal do Brasil, e em São Paulo, com o Correio Paulistano e O Estado 
de S. Paulo, incorporava avanços tecnológicos e aumentava suas tiragens. As 
publicações do pequeno PCB não poderiam concorrer com tais portentos: já 
na virada do século, o JB imprimia 62 mil exemplares diários, e o Estadão 35 mil 
(Sodré, 1984: 285, 323). Mas isso não as livrou da repressão policial. A Classe 
Operária manter-se-ia heroicamente ao longo das décadas seguintes, porém com 
longas interrupções e reduzida influência.

O salto de qualidade na comunicação do PCB somente ocorreria vinte 
anos depois do surgimento de A Classe Operária, num contexto histórico 
muito diferente, no período final do Estado Novo. O partido superara, então, 
o desmantelamento sofrido após a rebelião de 1935, quando suas principais 
lideranças foram encarceradas. O processo de reorganização, iniciado na 
Conferência da Mantiqueira (1943), que elegeu uma nova direção nacional, 



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 89

obtivera êxito indiscutível. 
Nos anos de 1943 a 1945, os comunistas tornam-se protagonistas ativos da 

cena nacional: participam da mobilização para que o Brasil declare guerra ao 
nazifascismo, juntam-se aos movimentos sociais, criam “comitês democráticos 
populares”. Por outro lado, ao longo de 1945 a classe trabalhadora reanima-
se: os operários brigam por salários e direitos, fazem greves e protestos contra 
a “economia de guerra” que achatara seus ganhos, aumentara suas jornadas, 
cerceara enormemente sua liberdade. A derrota da Alemanha concede prestígio 
à URSS, o que favorece o PCB. Obrigado a fazer concessões democráticas, o 
ditador Vargas anistia e liberta mais de uma centena de comunistas, reata relações 
diplomáticas com a URSS, convoca eleições.

Quando um golpe civil-militar derruba Vargas em 29 de outubro de 1945, o 
PCB já é portanto um partido bem diferente: legal, com prestígio na população, 
reforçado pela presença de Prestes e pelas vitórias soviéticas na guerra — e, mais 
do que isto, possuidor de jornais diários nas duas principais cidades brasileiras, 
Tribuna Popular no Rio de Janeiro e Hoje em São Paulo, além de inúmeras outras 
publicações; de uma agência de notícias, a Interpress; de editoras e até de uma 
companha cinematográfica (que teria vida efêmera). 

O PCB realizou um feito admirável: entre maio de 1945, quando lançou a 
Tribuna Popular, e o final da década de 1950, manteve jornais diários em várias 
capitais12, enfrentando uma duríssima repressão da polícia política e do Exército, 
que se traduziu por apreensão de inúmeras edições, proibições freqüentes, invasão 
e destruição de redações e oficinas, prisões de jornalistas e gráficos, processos, 
espancamentos.

Tribuna Popular e Hoje tiravam, no auge, 50 mil e 20 mil exemplares 
respectivamente. Foram os mais importantes jornais diários do PCB, ao levar-se 
em consideração não apenas as tiragens, mas os centros urbanos que os sediavam, 
a circulação e influência política. Por isso também foram os mais duramente 
combatidos, especialmente na fase mais brutal do governo de Eurico Gaspar 
Dutra (1946-1951). 

O aparato de comunicação do PCB possuía as seguintes características 
principais: a) reconhecimento, pelo partido, do seu caráter estratégico, o que 
implicou envolvimento, direto ou indireto, do conjunto da militância, da direção 
às bases; b) criação de sociedades comerciais para a produção de jornais legais, 
sem vínculo formal com o partido; c) descentralização: jornais em diversas 
capitais, na contramão da tese do “periódico central”, defendida por Lênin na 
Rússia pré-revolucionária; d) financiamento baseado em variadas fontes: venda 

12 Além das citadas: Salvador (O Momento), Recife (Folha do Povo), Fortaleza (O Democrata), 
Goiânia (O Estado de Goiás), Vitória (Folha Capixaba) e Porto Alegre (Tribuna Gaúcha). 



90 • Lutas Sociais 19/20

em bancas, assinaturas, venda regular de espaço publicitário, mas principalmente 
campanhas nacionais de arrecadação, as quais permitiram a compra das máquinas 
de impressão; e) arregimentação de intelectuais e quadros profissionais ligados ao 
partido — jornalistas, gráficos e outros (Pomar, 2006: 38 e ss).

Os escassos recursos materiais com que os comunistas contavam para 
sustentar seus diários foram compensados e ampliados pelo apoio financeiro, 
intelectual, profissional, político e moral de milhares de militantes e simpatizantes 
espalhados por todo o país. Gente que comprou as cotas iniciais das sociedades 
civis que responderiam pelos jornais. Gente que não vacilou em doar bens pessoais 
(jóias, lotes de terra, carros) para contribuir com as campanhas de arrecadação. 
Jornalistas que corriam risco permanente de prisões e processos. Gráficos que 
abriam mão de salários maiores em empresas comerciais. A ligação visceral entre 
partido e jornal, num período em que o PCB foi pela primeira vez um partido de 
massas (1945-47), foi determinante para os êxitos relativos de um e de outro então 
alcançados (Pomar, 2006: 59, 79, 176).

Depois que o PCB foi novamente posto fora da lei, em maio de 1947, as 
condições de sobrevivência desses diários tornaram-se árduas. Tangido pela 
repressão, banido pela interdição legal, e confrontado, em questão de semanas 
(entre dezembro de 1947 e janeiro de 1948), com a perda de quase duas centenas 
de mandatos conquistados legitimamente, decidida pelo Tribunal Superior 
Eleitoral e pelo Congresso Nacional13, o PCB optou por uma linha política de 
ultra-esquerda, preconizada pelo “Manifesto de Abril” e que vigorou por quatro 
anos, aproximadamente. Mais estreitos em termos editoriais, mesmo assim alguns 
de seus jornais sobreviveram. 

É verdade que os diários do PCB foram beneficiados, ao surgirem, por uma 
conjuntura favorável à rebeldia e às teses democráticas. Mais que isso: interessado 
no sucesso do queremismo, Vargas facilitou as coisas para os comunistas. As 
primeiras edições do Hoje nasceram nas oficinas de A Noite, jornal incorporado 
pela União nos anos 1940. Tratava-se de uma transação comercial, na medida em 
que, ao que parece, Hoje pagava pelos serviços recebidos. Mas, semanas depois do 
golpe que derrubou Vargas, o diário paulista do PCB foi intimado pelo Ministério 
da Justiça a deixar as oficinas de A Noite em 48 horas (Pomar, 2006: 41).

Este incidente bastou para que os comunistas percebessem que não poderiam 
depender de ninguém para produzir seus jornais, muito menos do governo. 
Em meados de 1946, dariam início à “Campanha Pró-Imprensa Popular”, que 
levantou, em apenas três meses, a quantia de 10 milhões de cruzeiros, com a 

13 O TSE cassou todos os mandatos obtidos pelos comunistas sob a legenda do PST nas eleições 
municipais de novembro de 1947 em São Paulo. O Congresso, por sua vez, aprovou em 8/1/1948 
projeto cassando todos os mandatos conquistados pela legenda do PCB nas eleições estaduais e 
federais de dezembro de 1945 e janeiro de 1947.



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 91

qual equiparam seus diários com máquinas e oficinas próprias. Deles, estava 
em melhor situação O Momento, de Salvador, que já no início de 1946 tratara de 
adquirir impressora e linotipo14.

Vale a pena deter-se na experiência do Hoje. Ele precisou enfrentar a 
concorrência de mais de uma dezena de diários comerciais, entre eles os líderes 
Correio Paulistano, O Estado de S. Paulo e Folha da Manhã. Mesmo assim, circulou 
“entre outubro de 1945 e agosto de 1952, num total de 1.284 edições conhecidas, 
ao passo que de seu sucessor Notícias de Hoje, que circulou entre 1952 e 1959, 
foram publicadas 2.144 edições” (Pomar, 2006: 176). Hoje era lido na capital, 
em centenas de cidades do interior paulista, em Minas Gerais, Paraná e outros 
Estados. Pôde contar com uma equipe bastante qualificada de diretores, entre 
os quais Caio Prado Jr., Jorge Amado, Milton Cayres de Brito, Joaquim Câmara 
Ferreira, Isaac Akcelrud, e excelentes secretários de redação, sendo os mais 
conhecidos Nabor Cayres de Brito e Noé Gertel.

Seu desempenho propriamente jornalístico não ficou a dever, ao menos 
na fase inicial, aos diários comerciais com os quais concorria, pois mostrou 
competência técnica na maior parte dos quesitos que constituem um jornal: 
qualidade dos textos, títulos, fotografias, ilustrações; variedade temática da 
cobertura; qualidade do papel; composição e impressão. De fato, Hoje só se situa 
em clara situação de inferioridade na comparação com número de páginas e com 
volume de material publicitário dos jornais comerciais. Ainda assim, devem ser 
destacados os resultados obtidos por ele na venda de publicidade.

Hoje foi um instrumento eleitoral eficiente nas eleições de dezembro de 1945 
e janeiro de 1947. Mas cabe destacar sua atuação cotidiana como aparelho privado 
de hegemonia contra-hegemônico. Em que pese a linha de conciliação de classes 
adotada pelo PCB no biênio 1945-46, sintetizada na fracassada diretiva de Prestes 
de “apertar a barriga” (apelo aos trabalhadores para que renunciassem à luta por 
ganhos salariais, sacrificando-se em favor da economia nacional), Hoje retratou 
o mundo do trabalho com nitidez, dando voz aos personagens anônimos que 
se movimentavam, com inédita desenvoltura, nas fábricas, nos sindicatos, nos 
bairros populares e até na zona rural. Contraditório, ele reflete tanto a visão 
anticlassista presente até meados de 1946 no PCB, que enxergava em toda greve 
uma “provocação” (o jornal chega a publicar elogio a um grupo de eletricitários 
que furou uma greve na Light), quanto a solidariedade e mesmo o engajamento 
dos setores comunistas de base nas grandes greves e mobilizações operárias do 
período. 

O amplo espaço dedicado às manifestações operárias, às reportagens sobre 

14 A rica experiência de O Momento é examinada em profundidade em Serra (1987) e Falcão 
(1988).



92 • Lutas Sociais 19/20

as péssimas condições de vida dos moradores periféricos da capital paulista, 
às questões políticas nacionais e internacionais encontra seu contraponto nas 
páginas de esportes e de cultura e variedades. Hoje cobria extensa e regularmente 
futebol, basquete, natação, boxe, turfe, ciclismo. Sua página cultural trazia notícias 
e comentários sobre literatura, artes plásticas, música, cinema — note-se que as 
salas exibidoras estiveram sempre entre os mais fiéis anunciantes do jornal. 

Conclusão

Os meios de comunicação assumiram uma posição preponderante nas 
modernas sociedades burguesas, demonstrando crescente capacidade para forjar 
consensos. No Brasil, a ditadura militar incentivou a criação de um oligopólio no 
setor, o qual veio a se desincumbir, nos anos posteriores, de relevantes tarefas 
na dominação de classe. O clímax do desempenho desse “aparato midiático” 
correspondeu ao advento das políticas neoliberais, a partir de 1990. Na atualidade, 
o oligopólio consolidou-se, exerce pressão em favor dos seus interesses, e coloca-
se como obstáculo à realização de reformas democráticas que reduzam o apartheid 
social. 

Na história brasileira há forte vínculo, que remonta ao período da 
Independência, entre movimentos democráticos e populares e imprensa. Porém, 
as forças políticas que criaram o PT e a CUT no final dos anos 1970, e que 
chegaram ao governo federal em 2002, com a eleição de Lula, nunca conseguiram 
construir meios de comunicação de massa, de caráter nacional ou regional, que 
pudessem se contrapor ao oligopólio da mídia. Procuramos demonstrar que esta 
deficiência da esquerda brasileira está mais relacionada às concepções estratégicas 
(de “centro-esquerda”) de sua ala majoritária do que às dificuldades materiais e 
legais existentes para montar um aparato contra-hegemônico. 

A experiência de produção simultânea de jornais diários em várias capitais, 
articulados a uma agência de notícias própria (Interpress), iniciada pelo PCB na 
legalidade de 1945-47, em inúmeros aspectos bem sucedida, é indício de que a 
esquerda atual teria amplas condições de erguer um tal aparato, incluindo meios 
eletrônicos: Internet, emissoras de rádio. Afinal de contas, o poderio institucional 
seja do PT, seja da CUT, é muito superior ao obtido pelo PCB — mesmo no auge 
das conquistas eleitorais dos comunistas.



Pedro Estevam da Rocha Pomar • 93

Bibliografia

ABRAMO, Perseu (2007). Um trabalhador da notícia. São Paulo: Editora Fundação 
Perseu Abramo.

ARBEX JR., José (2003). “O legado ético de Perseu Abramo e Aloysio Biondi”. 
In ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: 
Editora Fundação Perseu Abramo.

FALCÃO, João (1988). O Partido Comunista que eu conheci (20 anos de clandestinidade). 
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

FESTA, Regina (1991). “TV dos Trabalhadores — a leveza do alternativo”. Tese 
de doutorado, USP.

GARCIA, Evaldo da Silva (1964). “Imprensa operária e socialista do século 
XIX”. Estudos Sociais v. 19. 

KUCINSKI, Bernardo (1994). Jornalistas e revolucionários – nos tempos da imprensa 
alternativa. São Paulo: Scritta.

________(2008). “Um balanço da campanha pela democratização da informação”. 
Revista Adusp 42.

LIMA, Venício A. de (2001). Mídia: teoria e política. São Paulo: Editora Fundação 
Perseu Abramo. 

________, org. (2007). A Mídia nas Eleições de 2006. São Paulo: Editora Fundação  
Perseu Abramo.

POMAR, P. E. da Rocha (2002). A “Operação Resgate” de FHC. Monografia, 
USP. ________ (2006). “Comunicação, cultura de esquerda e contra-
hegemonia: o jornal Hoje (1945-1952)”. Tese de doutorado, USP.

SERRA, Sônia (1987). O Momento: História de um Jornal Militante. Salvador: 
UFBA.

SODRÉ, Nelson Werneck (1983). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Martins 
Fontes (3ª ed.).

Depoimentos

MOUZAR BENEDITO, 2007.

Agradecimentos

A Álvaro Britto, Ana P. Hermanson, Carlos H. Menegozzo, Flamarion 
Maués, Lincoln Secco, Mouzar Benedito, Rosa de Paiva Leal, Rosana Ramos, 
Valter Pomar, Wladimir Pomar.


