Brasão
Graduação
Pós Graduação
Extensão
Iniciação Científica
Calendário
Manual do Estudante
Vestibular e Concursos
Defesas da Semana
Certificados e Diplomas
Avaliação Institucional
Núcleos de Pesquisa
Revistas
Alunos
Ex-Alunos
Bolsas
Eventos
PAC - Atendimentos
Recursos Humanos
Trabalhe na PUC
Estágios
Biblioteca
Ouvidoria
Cooperação Internacional
Webmail
Pagina Inicial Portal Professor Alunos Email Buscar
 
Normas Financeiras / 2010
Cursos de Graduação


Apresentamos os principais aspectos financeiros da relação estudante-universidade, tais como a forma de calcular a semestralidade, as datas de vencimento e procedimentos referentes à matrícula, com base no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado na matrícula inicial.

Regime financeiro

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral ou anual de cobrança, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso, sendo a semestralidade ou anuidade paga em até 06 (seis) ou em até 12 (doze) parcelas mensais sucessivas, conforme o caso.

O cálculo das mensalidades é feito com base em todas as atividades (disciplinas) cursadas em cada período letivo do curso, de acordo com seu Projeto Pedagógico.

Valor da mensalidade

O Edital de Mensalidades publicado nos quadros de aviso da Universidade e na página oficial eletrônica especifica os valores calculados para cada curso, com base nas atividades pedagógicas previstas. As mensalidades são denominadas de “Mensalidade Autorizada” e “Mensalidade Praticada”, conforme segue:

  • Mensalidade Autorizada – utilizada para o cálculo das atividades pedagógicas definidas no Projeto Pedagógico, de diferentes séries ou períodos, inclusive dependências, sendo o valor autorizado pela legislação vigente.

  • Mensalidade Praticada - aplica-se no cálculo das atividades cursadas estritamente dentro do curso, período, habilitação e organização curricular definida no Projeto Pedagógico, e contempla, por mera liberalidade da Instituição, 15% (quinze por cento) de desconto sobre o valor da mensalidade autorizada.

Alteração de plano de estudos

Se autorizadas alterações de plano de estudos (trancamento ou inclusão de disciplinas) após a data de emissão de qualquer boleto, havendo alteração financeira, o acerto das mensalidades ocorrerá somente na emissão dos boletos dos meses subsequentes.

O cálculo para esses casos será feito através do valor da nova semestralidade, diminuindo os valores já gerados, dividindo o saldo pelos meses restantes até o final daquele semestre.

Aproveitamento de Estudos

O estudante que ingressar através do processo de Transferência ou pelo processo de Portador de Diploma e tiver aproveitamento de estudos e/ou adaptação curricular, realizará a matricula nas atividades pedagógicas de acordo com o plano de estudos elaborado pela coordenação do curso. Para essas atividades pedagógicas será concedido o desconto de 15% (quinze por cento), por mera liberalidade da instituição.

Reajustes de mensalidades

Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Data do vencimento

1. A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.

Pagamento

1. Os pagamentos efetuados até o dia 1º do mês serão - por mera liberalidade - objetos de um desconto por antecipação, conforme discriminado no boleto. Este desconto pode ser suspenso sem prévio aviso.

2. Até a data do vencimento o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Após o vencimento, a mensalidade só poderá ser paga no banco emitente do boleto até o dia 25 do mês do vencimento, sendo o valor acrescido de juros de mora (pro rata die), multa e atualização monetária. Após o dia 25 do mês do vencimento o pagamento deverá ser feito nos locais indicados pela Universidade.

3. O boleto da mensalidade será enviado pelos Correios, ou por e-mail, ao endereço fornecido e mantido atualizado pelo aluno, que, não recebendo com dois dias úteis de antecedência ao primeiro dia do mês, deverá retirar a 2ª via na Universidade ou via Internet, através do portal do aluno. O aluno que não cumprir este quesito arcará com todos os encargos referentes ao atraso, bem como com a taxa de reemissão, conforme Tabela de Taxas vigentes publicadas com o Edital de Mensalidades.

Além das formas acima citadas, a universidade aderiu ao DDA - Débito Direto Autorizado, que permite ao aluno ou seu responsável financeiro, se também se interessar em aderir, visualizar o boleto ao acessar a sua conta corrente via internet e assim efetuar o pagamento sem a emissão física do boleto, contribuindo inclusive com a preservação do meio ambiente


Parcelas vencidas

As parcelas vencidas poderão ser encaminhadas para Escritórios de Cobrança, ficando a cargo do discente os encargos cabíveis.

Matrículas

A confirmação de matrícula ocorrerá de acordo com a periodicidade do curso: semestral ou anualmente, conforme detalhado no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O escalonamento de matrículas seguirá o Calendário Geral da Universidade.

Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula inicial dos alunos deverá ser solicitado na SAE – Secretaria de Administração Escolar. A Universidade devolverá o valor da matrícula, retendo 25% para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação formal seja manifestada antes do início oficial das aulas.

a) Para ingressantes via Vestibular: após o início oficial das aulas e até a última chamada do processo seletivo, a devolução do valor da matrícula será de 50%. Os alunos convocados na última chamada terão 72 horas para efetivar o cancelamento, com a devolução de 50% do valor da matrícula. Ocorrendo o cancelamento de matrícula após a última chamada do processo seletivo, o aluno deverá quitar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional dos dias vencidos, até a data da formalização da desistência, que deverá ser solicitada na SAE – Secretaria de Administração Escolar, através de formulário específico para este fim.

b) Para ingressantes por outras vias ( transferência, portador de diploma, seqüencial e especial ) o aluno que solicitar o cancelamento de matrícula terá direito à devolução do valor pago correspondente à matrícula, sendo retido pela Universidade 25% para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação formal seja manifestada antes do início oficial das aulas. Se essa solicitação for feita após o início oficial das aulas, o aluno deverá quitar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional dos dias vencidos,até a data da formalização da desistência, que deverá ser solicitada na SAE – Secretaria de Administração Escolar.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula interrompe a continuidade dos estudos nas atividades que o aluno encontra-se matriculado e deve obedecer ao Calendário Geral da Universidade, formalizado na SAE em formulário especificamente destinado para este fim. O trancamento de matrícula não quita débitos anteriores, devendo o aluno quitar as parcelas vencidas, com cálculo proporcional dos dias vencidos, até a data de sua formalização.

Abandono ou Desistência

No caso de desistência do curso ou abandono das aulas, sem a prévia formalização do trancamento ou cancelamento de matrícula conforme descrito acima, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais não será interrompido, devendo o aluno se responsabilizar pelas mensalidades cobradas do período letivo da matrícula.
As normas financeiras aqui detalhadas se aplicam em geral a todos os estudantes/contratantes, dos cursos da Graduação, respeitadas as especificidades dos contratos efetivados em anos anteriores, podendo ser alteradas a juízo da Universidade ou de sua mantenedora, sempre que houver necessidade.

Informações

Secretaria de Administração Escolar (SAE) - subsolo, Prédio Reitor Bandeira de Mello - Campus Monte Alegre.

Central de Atendimento – Telefone 3670-8484


Voltar