Brasão
Graduação
Pós Graduação
Extensão
Iniciação Científica
Calendário
Manual do Estudante
Vestibular e Concursos
Defesas da Semana
Certificados e Diplomas
Avaliação Institucional
Núcleos de Pesquisa
Revistas
Alunos
Ex-Alunos
Bolsas
Eventos
PAC - Atendimentos
Recursos Humanos
Trabalhe na PUC
Estágios
Biblioteca
Ouvidoria
Cooperação Internacional
Webmail
Pagina Inicial Portal Professor Alunos Email Buscar
 

ATENÇÃO

Inscrições para o FIES, clique aqui


Inscrições para o PROUNI, clique aqui

BOLSAS DE ESTUDO NA PUC-SP

PROJETOS DA PRÓ-REITORIA CULTURA E RELAÇÃO COMUNITÁRIA (Pró-CRC)
A PUC-SP é uma instituição filantrópica, que destina 20% de sua renda para projetos de inclusão social; desses, 10% são aplicados em bolsas de estudo integrais. Desde o 1º semestre/05 as bolsas integrais, para estudantes com comprovada carência financeira devem ser preenchidas pela modalidade: PROUNI conforme descrição abaixo, entretanto foram mantidas todas as demais modalidades existentes.

MODALIDADES DE BOLSAS OFERECIDAS NA GRADUAÇÃO



1) BOLSA DO PROUNI: são bolsas integrais oferecidas para alunos de baixa renda, como parte do Programa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos devem realizar a prova do ENEM do ano letivo corrente para inscrever-se no processo seletivo do MEC e submeter-se aos critérios de seleção.

Todas as informações são obtidas no endereço eletrônico:
www.mec.gov.br/prouni.

A PUC-SP não exige a participação no seu vestibular, nem faz outro processo de seleção para os aprovados pelo MEC, mas é responsável pela verificação de toda documentação declarada pelo candidato: renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio; conclusão do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa; membros do grupo familiar; declaração de imposto de renda, despesas, e outras.

As vagas são determinadas pelo MEC, por curso e turno, com base em 1 bolsa para cada 09 estudantes pagantes.

2) FIES – Financiamento Estudantil do MEC: trata-se de uma programa de financiamento do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , em convênio com o Ministério da Educação –MEC.
Para consultar Portaria Normativa:
http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/Portaria_Normativa_FIES_abertura.pdf
Para fazer sua inscrição: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

3) BOLSA ESTÁGIO / Residência: Bolsas concedidas em contrapartida ao trabalho desenvolvido pelos estudantes em órgãos internos da PUC-SP. A Bolsa Residência é exclusivamente para alunos do Curso de Medicina (5º ano) e os contratos de estágio, para alunos a partir do 3º semestre letivo. Informações mais sobre ofertas e condições de estágio estão detalhadas na página da PUC-SP, sob a responsabilidade da Coordenadoria Geral de Estágio (CGE). www.pucsp.br/estagio


4) BOLSA MONITORIA: a PUC-SP oferece 100 vagas para monitores, matriculados a partir de 3º período letivo, que recebem Remuneração correspondente ao valor máximo de 03 créditos, pagos semestralmente. É possível obter outras informações nas Secretarias das Faculdades.


5) BOLSA INICIAÇÃO CIENTÍFICA CEPE (PIBIC-CEPE) e CNPq (PIBIC-CNPq): o candidato à bolsa deverá estar regularmente matriculado a partir do 2º e até o antepenúltimo período letivo do curso de graduação e não poderá acumular bolsas ou auxílios de outras instituições. Informações: compesquisa@pucsp.br


6) BOLSA DISSÍDIO: exclusivamente para professores, funcionários e seus dependentes legais.


7) BOLSA MÉRITO ACADÊMICO INTEGRAL: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos integral (100%) ao 1º classificado no Vestibular Unificado de Verão, em cada campus. Essa bolsa é pessoal e intransferível, e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.


8) BOLSA MÉRITO/ESCOLA PÚBLICA: A PUC-SP concederá uma bolsa de estudos parcial (50%) ao melhor classificado em cada curso, em primeira opção no Vestibular Unificado de Verão, que seja egresso da Escola Pública. Será obrigatória a comprovação de ter cursado ao menos os dois últimos anos em escola pública. Essa bolsa é pessoal e intransferível, e para renovação será exigida a aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas.

Para saber sobre bolsas de estudo da Pós-Graduação consulte: www.pucsp.br/pos