A ARTE DE NOMEAR – ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


Área
Ciências Sociais Aplicadas.

Resumo
Análise da epistemologia da comunicação considerada em duas etapas de estudo: (1) os fundamentos da comunicação entendidos como teorias e conceitos que constituem a representação epistemológica que a área tem feito de si mesma; (2) a definição do objeto científico da área ante o impacto de mutáveis realidades que têm exigido uma constante "vigilância epistemológica".

Palavras-chave
Comunicação; epistemologia; metodologia; ciência pós-moderna.

Objetivos
O objetivo nuclear da pesquisa é colaborar para a definição de uma epistemologia que considere a específica natureza do objeto científico da comunicação. Entre seus objetivos específicos, destacam-se: (1) definição das matrizes conceituais da comunicação; (2) análise daquelas matrizes ante os desafios que decorrem das novas tecnologias da comunicação que interferem naquela epistemologia propondo-lhe outras matrizes.

Aplicações/produtos
Em continuidade à pesquisa recentemente finalizada que tratou o espaço como objeto científico da comunicação através das suas representações em espacialidades, mas considerando seu dinâmico desenho e frágil possibilidade de definição, parece oportuno dar continuidade à pesquisa estudando como aquela mobilidade tem sido tratada e recuperada nas teorias que fundamentam a Epistemologia da Comunicação.

Fase em que se encontra o projeto
1ª: operação empírica de levantamento dos principais conceitos/nomes que têm caracterizado a ciência da comunicação e que têm sido utilizados; 2ª: dedutiva, procurará construir um diagrama do movimento epistemológico a fim de atingir inferências conceituais e contribuir para a construção de uma epistemologia capaz de refletir sobre o processo de caracterização de uma epistemologia da comunicação.

Pesquisadores responsáveis
Lucrécia D'Aléssio Ferrara; Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa.

Equipe
Adriana V. Ramos; Ana Maria D. Zilocchi; Ane Shirley Araújo; Carmen Lúcia José; Cíntia SanMartin Fernandes; Debora C. Rocha; Fábio Sadao Nakagawa; Karin V. Thrall; Marlivan M. de Alencar; Michiko Okano.

Financiamentos/apoios
Bolsa de produtividade em pesquisa (CNPq nível 1 B) conferida ao primeiro pesquisador responsável.