A ECONOMIA DOS SERVIÇOS NO BRASIL: REPERCUSSÕES SOBRE A DINÂMICA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


Área
Economia Industrial.

Resumo
O projeto analisa teoricamente a relação entre serviços, crescimento das empresas e desenvolvimento econômico, a partir dos conceitos da teoria evolucionista. Através de avaliação empírica, atualiza e aperfeiçoa o conhecimento sobre a evolução das atividades de serviços no mundo e no Brasil e desenvolve um modelo estatístico para testar a relevância destas atividades no contexto do desenvolvimento econômico brasileiro.

Palavras-chave
Serviços; desenvolvimento econômico; tecnologia; evolucionistas.

Objetivos
O projeto visa examinar, sob a ótica da Economia Política, alguns aspectos ainda não explorados das recentes transformações nas características e funções específicas das atividades de serviços, que apresentam repercussões consideráveis sobre o comportamento das empresas e sobre a abordagem dirigida aos processos de desenvolvimento econômico na atualidade.

Aplicações/produtos
Os resultados deverão oferecer subsídios para o planejamento econômico público e privado, através do conhecimento sobre o papel dos serviços na busca de crescimento das firmas e do desenvolvimento econômico do país, na atualidade.

Fase em que se encontra o projeto
Fase de pesquisa e da bibliografia atualizada e coleta de dados empíricos. Iniciados estudos para a agregação de códigos de ocupações das PNADs 2002 e 2007 a se adequarem às categorias ocupacionais de uma Tipologia de Ocupações específica para esta pesquisa.

Pesquisadora responsável
Anita Kon

Equipe
Maria Augusta Pimentel. Estão sendo selecionados mestrandos do Programa de Economia Política interessados em desenvolver projetos de dissertação nesta área.