A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS EM SALA DE AULA: MAPEANDO A INDETERMINAÇÃO METAFÓRICA


Área
Linguística Aplicada.

Resumo
Este projeto tem como objetivo central investigar empiricamente com vários grupos de alunos/ leitores as múltiplas leituras da metáfora em textos literários, de modo a contribuir para elucidar a complexidade da significação metafórica, o que pode, por sua vez, contribuir para mudar as práticas de leitura em sala de aula. A metodologia é a interpretativista, e a técnica principal de pesquisa é "o pensar alto em grupo".

Palavras-chave
Leitura ­ metáfora; múltiplas leituras; indeterminação do sentido.

Objetivos
Investigar o processo de co-construção das múltiplas leituras da metáfora. Investigar empiricamente os tipos de indeterminação da metáfora. Levantar questões, a partir de leitura de metáforas, para os teóricos da metáfora e da indeterminação. Contribuir para uma transformação paradigmática da interação professor-aluno nas práticas de leitura. Investigar a prática do pensar alto em grupo na sala de aula como instrumento de pesquisa e de ensino.

Aplicações/produtos
As leituras da metáfora foram explicadas pela hipótese construída de que a indeterminação metafórica é herdada da linguagem literal ou, mais especificamente, da estrutura semântica do literal do domínio-fonte da metáfora.
Quanto às implicações, elucidou-se a questão das leituras em sala como algo essencial para que se possa `desarquivar o homem', para ele dizer sua palavra, como propõe Paulo Freire, na Pedagogia do oprimido.

Fase em que se encontra o projeto
Concluído em fevereiro de 2009. O novo projeto, Múltiplas Leituras da Metáfora em Sala de Aula: Uma Complexidade Teórica e Pedagógica, aprovado no CNPq para ser desenvolvido no período de 2009 a 2012, continua tratando questões que surgiram nessa etapa.

Pesquisadora responsável
Mara Sophia Zanotto

Equipe
Heronides Maurílio de Melo Moura (UFSC); Dieli Vesaro Palma (PUC-SP); Vilma Lemos (USCS); e alunos de pós-graduação.

Financiamentos/apoios
Bolsa produtividade de pesquisa CNPq Pesquisadora 1B.