A PESQUISA SOBRE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: ESTADO DA ARTE


Área
Fundamentos das Ciências da Religião; linha de pesquisa: Fundamentos do Ensino Religioso.

Resumo
Supomos haver poucos trabalhos dedicados a fundamentar epistemologicamente o Ensino Religioso. Checaremos se as pesquisas dependem dos principais modelos de ER (catequético, teológico, o da ciência da religião). Averiguaremos se há clareza quanto à necessidade de o ER ser um esforço de transposição didática da Ciência da Religião e se tal contribui para as contradições vistas nas salas de aula.

Palavras-chave
Ensino religioso; modelos; transposição didática; ciência da religião.

Objetivos
O Ensino Religioso é necessário para a educação do cidadão? É possível um ER não proselitista nem cético quanto ao conteúdo do fenômeno religioso? Educar para a paz pressupõe um ensino inter-religioso? Que perfil delinear para o docente de ER? Para respondê-lo, a pesquisa tenciona, nesta fase inicial, fazer um levantamento e uma análise do estado da arte da pesquisa sobre o Ensino Religioso no Brasil.

Aplicações/produtos
O trabalho é basicamente de levantamento, catalogação e análise dos trabalhos fichados. Se e quando o grupo achar oportuno, poderão ser feitos contatos diretos com os autores dos trabalhos pesquisados.

Fase em que se encontra o projeto
Concentramo-nos em dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação do Brasil. Há levantamentos similares a partir da palavra-chave "Ensino Religioso". Nossa pesquisa pretende ampliar a busca para trabalhos que combinem: religião, espiritualidade e educação. O tempo previsto é de três semestres, podendo ser ampliado.

Pesquisador responsável
Afonso Maria Ligorio Soares

Equipe
Afonso Maria L. Soares; Celia Marilda Smarjassi e Oliveira; Sonia Regina Lyra; Monalisa Dibo; Neuza de Fatima Brandellero; Valéria Lúcia de Camargo; Robson Stigar.