A PRODUÇÃO DE ARQUIVOS ITINERANTES PARA ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL – 2º ETAPA


Área
Psicologia Social.

Resumo
Pretende-se fazer, de acervos coletados ao longo das pesquisas em história da psicologia, um conjunto de "arquivos itinerantes". Estão em apronto três sobre a Psicologia em São Paulo: documentário sobre a Psicologia Escolar no Município de São Paulo e duas coletâneas, uma sobre "Pesquisa Intercultural em psicologia" e outra sobre os "Paulistas na Regulamentação da Profissão de psicólogo".

Palavras-chave
Documentação em psicologia; pesquisa histórica; produção de documentos; exposição de materiais históricos.

Objetivos
O que se pretende é colocar os arquivos à disposição de pesquisadores e professores, não só de história da psicologia, mas também das diferentes subáreas envolvidas.

Aplicações/produtos
Dois produtos já estão à disposição: a coletâneas História da Psicologia no Brasil: Primeiros ensaios (Antunes, UERJ, 2004) e uma exposição: A Psicologia no Brasil nos anos 1950 ­ A psicometria (NEHPSI/PUC-SP). O projeto já permitiu também uma dissertação de mestrado (Barea, Pós-Graduação em Psicologia Social, 2009).

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento.

Pesquisadora responsável
Maria do Carmo Guedes

Equipe
Marisa Todescan Dias da Silva Baptista; Carmem Silvia Rotondano Taverna; Mônica Leopardi Bosco de Azevedo; Janaína Cristina Barea; Célia Maria Ferraz; Marcos Almeida de Sá; Renato Jesus da Silva; Julia Calderazzo.