A SOCIEDADE DE CONSUMO E O CAPITALISMO TARDIO


Área
Sociologia; Sociologia do Consumo; Comportamento do Consumidor.

Resumo
O surgimento da sociedade de consumo tem sido um tema controverso na bibliografia estrangeira. Além do mais, as teorias que explicam este surgimento foram criadas tendo como referência a sociedade europeia. Portanto, faz-se necessário verificar a adequabilidade destas teorias para a realidade brasileira.

Palavras-chave
Sociologia; sociedade de consumo; teorias do consumo; literatura.

Objetivos
A pesquisa procura ver se há indícios que possibilitem localizar cronológica e geograficamente o surgimento da sociedade de consumo no Brasil, tomando como base fontes literárias produzidas na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Como base literária, estamos nos referindo especificamente a obras de escritores como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar (as de cunho urbano), Aluísio de Azevedo, Manuel Antônio de Almeida, Álvares de Azevedo e Raul Pompeia.

Aplicações/produtos
Deverá gerar, pelo menos, duas pesquisas de iniciação científica.

Fase em que se encontra o projeto
A pesquisa se encontra em sua primeira fase, ou seja, estamos lendo as obras literárias deste período e as diferentes teorias que explicam o surgimento da sociedade de consumo e de uma cultura do consumo.

Pesquisador responsável
José Roberto Martins Ferreira

Equipe
Alunos da turma de Atividade Complementar I.