À SOMBRA DA CIDADE GLOBAL: SENTIDOS DIVERSOS DA PRESERVAÇÃO DA FOLIA DE REIS NO DISTRITO DA FREGUESIA DO Ó, SÃO PAULO


Área
Sociologia Urbana.

Resumo
Tendo por referência teórico-metodológica o debate iniciado nos anos de 1940 entre Florestan Fernandes e os folcloristas, objetiva-se demonstrar que a persistência da Folia de Reis no distrito da Freguesia do Ó preserva uma forma de sociabilidade posta em risco, desde o ano 2000, pelo aumento do investimento imobiliário na região.

Palavras-chave
Folia de Reis; cultura popular; cidade de São Paulo; Florestan Fernandes; folclore.

Objetivos
Analisar os diferentes sentidos da preservação da Folia de Reis no distrito da Freguesia do Ó, zona norte da cidade de São Paulo, tomando como contraponto o evento "Revelando São Paulo", que, organizado pelo governo do Estado, também tem por objetivo a preservação da cultura popular tradicional paulista.

Aplicações/produtos
Elaboração de artigos e apresentação em congressos (paper aprovado para a apresentação na 33ª ANPOCS-2009 e no congresso Latin American Studies Association, de 11-14 de junho 2009).

Fase em que se encontra o projeto
Levantamento bibliográfico de dados, entrevistas qualitativas iniciados tendo por objetivo a elaboração de projeto para FAPESP com vistas ao pós-doutorado na Universidade de São Paulo, sob orientação do professor Dr. Heitor Frúgoli Júnior.

Pesquisadora responsável
Mônica Muniz Pinto de Carvalho de Souza

Financiamentos/apoios
Hora pesquisa PUC-SP