A TEORIA DA IMAGEM DE ABY WARBURG


Área
Teoria da Imagem; Comunicação Visual; Teoria da Comunicação.

Resumo
A originalidade do pensamento de Warburg permite a afirmação de que se trata da primeira proposta moderna de uma Teoria da Imagem ou Iconologia. A visível escalada da comunicação por imagens no século XX ensejou tanto grandes defensores de um "instrumental de linguagem mais amigável" quanto detratores, críticos da perda do grau de reflexão e de abstração trazidos pela cultura da escrita e do alfabeto. Warburg lança luz sobre este embate.

Palavras-chave
Imagem; Imagem mediática e imagem artística; Aby Warburg; Iconologia; Comunicação visual.

Objetivos
Resgatar o pensamento de um dos pioneiros da moderna teoria da imagem; compreender os fundamentos da componente imagética dos meios de comunicação contemporâneos; estudar os conceitos warburguianos de "pós-vida das imagens" e de "Pathosformel" (fórmula de pathos) para o emprego nas áreas de comunicação visual, em todas as suas aplicações (publicidade, editoração de livros e revistas, televisão, cinema, design, design urbano, arquitetura, artes etc.).

Aplicações/produtos
Nas áreas de Comunicação Visual e suas aplicações; no ensino das habilitações profissionais que trabalhem com a imagem; na reflexão e na mensuração do impacto da comunicação visual sobre os ambientes humanos.

Fase em que se encontra o projeto
Consolidação dos dados obtidos a partir de pesquisa bibliográfica e redação dos resultados finais. A pesquisa já produziu um livro, no prelo, e um segundo livro em elaboração, além de diversos artigos e conferências.

Pesquisador responsável
Norval Baitello Junior

Financiamentos/apoios
CNPq, bolsa Pq na categoria 1D.