A TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS NO ENSINO BÁSICO E LICENCIATURA


Área
Educação Matemática.

Resumo
Este projeto é um dos ramos do projeto maior do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica, GPEA. Concebe o básico da Teoria dos Números chamada de Teoria Elementar dos Números como parte integrante da Álgebra do Ensino Básico. Dentre os autores que contribuem para esses debates estão Campbell e Zazkis, Resende, Ferrari e Machado.

Palavras-chave
Álgebra; teoria elementar dos números; ensino; aprendizagem; pensamento algébrico.

Objetivos
O objetivo desse projeto é investigar o estatuto da Teoria Elementar dos Números no campo institucional (PCN, Programas, NCTM etc.), docente (professores do ensino superior, médio, fundamental e infantil) e discente (alunos de todos os segmentos).

Aplicações/produtos
Os resultados devem contribuir para a sensibilização de professores, dirigentes institucionais sobre a importância do tema no desenvolvimento do fazer matemático dos estudantes: saber demonstrar, conjecturar, diversificar estratégias para resolução de problemas. Três dissertações defendidas.

Fase em que se encontra o projeto
Início no ano de 2003; previsão de conclusão em 2011. Comprovantes na secretaria da Faculdade.

Pesquisadora responsável
Silvia Machado

Equipe
Pesquisa interinstitucional, entre ULBRA, UNIUBE e PUC-SP "Professores de matemática e suas visões sobre divisibilidade", iniciada em 2008, a ser finalizada em 2011. Mestrandos envolvidos: Rogerio Osvaldo Chaparim; Francisco Moura Junior; Joice D'Almeida.