ALGUNS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO


Área
Signo e Significação das mídias: Cultura e Ambientes Midiáticos.

Resumo
Pretendemos discutir alguns fundamentos ontológicos do conceito de comunicação, como evidenciados pela evolução teórica ocorrida, de maneira geral, na Teoria Geral de Sistemas e, de maneira específica, nas teorias dos sistemas de comunicação. O projeto situa-se, portanto, na transição entre o ambiente ontológico, típico de um sistema conceitual científico aberto, e este último, um sistema de comunicação.

Palavras-chave
Comunicação; ontologia; sistemismo.

Objetivos
O principal objetivo desta pesquisa é buscar argumentos que apóiem a seguinte hipótese: "Os processos semiósicos e os sistemas nos quais eles se desenvolvem, ou seja, sistemas de comunicação, têm um caráter ontológico que não é demarcável no contexto de uma ciência ou ontologia específicas ou regionais".

Aplicações/produtos
Nossa proposta é que a dificuldade em aplicar principalmente conceitos semióticos nas várias áreas da Comunicação decorre do caráter de Ontologia Geral tanto dos citados conceitos quanto das áreas envolvidas. O projeto visa, assim, em seus resultados, ajudar a demarcação da Comunicação enquanto área de conhecimento.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto iniciou-se no corrente ano letivo, 2009, e encontra-se em seu início.

Pesquisador responsável
Jorge de Albuquerque Vieira