ANÁLISE DA FASE INICIAL DO APRENDIZADO DA ESCRITA POR CRIANÇAS SURDAS


Área
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Educação Especial.

Resumo
Apesar de estudos atuais demonstrarem que os surdos podem atingir bons níveis de leitura e de escrita na Língua Portuguesa, faltam dados sobre como se dá a aquisição da escrita por crianças surdas. O interesse em acompanhar e analisar o início do processo motivou a realização desta pesquisa.

Palavras-chave
Aquisição da escrita por crianças surdas; linguagem e surdez; escrita e surdez.

Objetivos
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o início do processo de construção da escrita por crianças surdas. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: verificar as estratégias que crianças surdas usam na produção de suas escritas; verificar as hipóteses que crianças surdas constroem no início do processo de escrita.

Aplicações/produtos
Espera-se que a pesquisa contribua para entender o processo de aquisição da escrita por crianças surdas, o que trará benefício significativo para a educação de surdos.

Fase em que se encontra o projeto
Foram coletadas produções escritas de 2007 e 2008, quando as crianças-sujeito cursavam o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental. No entanto, uma análise preliminar dos dados evidenciou que as crianças ainda não apresentavam escrita convencional, razão pela qual se optou por dar continuidade à coleta de dados durante o ano de 2009.

Pesquisadora responsável
Maria Cristina da Cunha Pereira-Yoshioka