APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: A IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA COM A ESCOLA ATRAVÉS DE SUA RELAÇÃO COM O PROFESSOR


Área
Educação.

Resumo
O projeto investiga crianças em processo de escolarização com dificuldades crônicas na construção da leitura e escrita, impedidas até o momento de ler e escrever, nomeadas de disléxicas. Parte do pressuposto de que as relações da criança com o conhecimento na escola, mediatizadas pelo professor, se estruturam a partir das identificações construídas na história familiar. Pressupõe que as relações da criança na escola, prioritariamente com o professor, reproduzem a história das relações identificatórias ocorridas na família.

Palavras-chave
Leitura e escrita e subjetividade; educação escolar e subjetividade; conhecimento e subjetividade.

Objetivos
Favorecer condições para que os professores reconheçam na relação de ensino as repetições das identificações vulneráveis encontradas na história familiar da criança; possibilitar aos professores na escola um reposicionamento na relação ensino/aprendizagem no sentido de viabilizar novas formas de identificação da criança com a escola e consequentemente com os conteúdos escolares, especificamente com a leitura e escrita.

Aplicações/produtos
Revisão dos paradigmas que definem problemas de aprendizagem, prioritariamente os problemas da criança em seu processo de aquisição da leitura e escrita, tais como a dislexia.

Fase em que se encontra o projeto
Fase de composição do grupo específico de trabalho para elaboração da fundamentação teórica, a partir de seleção de conceitos extraídos da bibliografia exposta; a etapa seguinte é a de elaboração de cronograma de tarefas, que acompanhe os objetivos específicos.

Pesquisadora responsável
Maria Luiza Andreozzi

Equipe
Coordenação: Grupo de Pesquisa CNPq ­ Educação e Subjetividade ­; Faculdade de Educação da PUC-SP.
A formação da equipe específica será definida posteriormente.