AQUISIÇÃO DE LÉXICO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR ALUNOS BRASILEIROS


Área
Linguística.

Resumo
Um dos fatores a considerar no processo de ensino/aprendizagem do léxico em língua estrangeira, neste caso o espanhol, é decidir que léxico apresentar aos alunos em um determinado nível e qual seu grau de dificuldade. A partir desses dados, analisaremos o número de exposições que um aluno deve receber para adquirir uma palavra nova, considerando seu grau de dificuldade e o método mais eficaz (redação de orações, seleção de definições ou de exemplos).

Palavras-chave
Aquisição; espanhol como língua estrangeira; léxico.

Objetivos
Visa a analisar o número de exposições necessárias a que um aluno brasileiro precisa estar exposto para adquirir léxico em espanhol de acordo com o grau de dificuldade das palavras (palavras convergentes ou divergentes) e método de ensino (definição, seleção múltiple ou frases).

Aplicações/produtos
Foi realizada uma primeira etapa do trabalho, ou seja, a classificação do léxico por convergente ou divergente, o que determina o grau de dificuldade para sua aquisição. Os dados estão registrados em dissertação apresentada para obtenção do Diploma de Estudos Avançados, fase de investigação do programa de doutorado em andamento na UNED (Espanha), com avaliação sobresaliente.

Fase em que se encontra o projeto
Em andamento.

Pesquisadora responsável
Maria Cibele González Pellizzari Alonso