ARGUMENTOS NA PRODUÇÃO CRIATIVA DE SIGNIFICADOS EM CONTEXTOS ESCOLARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES


Área
Linguística Aplicada; Educação.

Resumo
Este projeto tem como objetivo a investigação da argumentação em atividades do contexto escolar (reuniões, oficinas, aulas e eventos com a comunidade, presenciais e a distância), com ênfase na formação de educadores.
Fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (LEONTIEV, 1977; VYGOTSKY, 1930 e 1934), que compreende que os sujeitos, historicamente, constituem-se e aos demais por meio de relações mediadas com o mundo.

Palavras-chave
Argumentação; formação de educadores; produção criativa; contexto escolar.

Objetivos
(a) compreender criticamente as formas de questionar, apresentar, contrapor argumentos que constituem essas atividades como produções reprodutivas e/ou criativas de significado; e (b) com base nessa compreensão, propor um quadro de investigação e de organização dessas atividades em perspectivas mais criativas.

Aplicações/produtos
A relevância do programa de pesquisa pode ser depreendida por meio de duas entradas: a) histórico das atividades desenvolvidas com esforço transformador de pesquisa e atuação na sociedade, engendrado por parcerias nacionais e internacionais,e b) a ampla produção de trabalhos meus e do grupo de pesquisa que têm tido impacto tanto na comunidade acadêmica como na de prática (cf. LATTES dos participantes do LACE).

Fase em que se encontra o projeto
Fase inicial, com bolsa de produtividade concedia pelo CNPq a partir de 2009.

Pesquisadora responsável
Fernanda Coelho Liberali

Equipe
Ilka Santos; Valdite Fuga; Mônica Guerra; Monica Lemos; Helena Miascovick; Sonia Fuji; Ana Paula Risério-Cortez e outros alunos.

Financiamentos/apoios
CNPq ­ bolsa produtividade.