ARTE-EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS: EM BUSCA DO SUCESSO ESCOLAR


Área

Psicologia da Educação; Arte-educação; Inclusão Escolar; Políticas Públicas.

Resumo
A convite do Ministério da Educação (MEC), a pesquisa refere-se a um estudo de caso, que retrata várias dimensões da experiência de uma escola da Rede Municipal de Educação de Guarulhos, que integra a arte-educação em seu Projeto Político-pedagógico, como ação efetiva de inclusão escolar. Foram entrevistados alunos, professores, gestores escolares, arte-educadores, pais de alunos e gestores municipais. Foram realizadas observações na escola e em espaços da Prefeitura; ainda uma pesquisa documental sobre o Projeto Político-pedagógico da referida Rede de Educação. Faz parte do "Projecto Hemisférico ­ Inclusión Escolar del Mercosur ­ OEA".

Palavras-chave
Arte-educação; inclusão escolar; sucesso escolar; políticas públicas de educação.

Objetivos
Elaborar uma narrativa sobre uma experiência brasileira exitosa no combate ao fracasso escolar, no âmbito do "Projecto Hemisférico ­ Inclusión Escolar del Mercosur ­ OEA", por indicação do MEC.

Aplicações/produtos
Ver publicação on-line em http://www.porlainclusionmercosur.educ.ar/experiencias/rel_escuelas.php; ver também documentário sobre a experiência no mesmo sítio; recebimento de prêmio oferecido pela OEA, no valor de US$ 2000,00, à escola foco da pesquisa.

Fase em que se encontra o projeto
Concluído.

Pesquisadora responsável
Mitsuko Aparecida Makino Antunes

Equipe
Participaram da pesquisa alunas do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED) e do Curso de Pedagogia da PUC-SP e uma psicóloga escolar da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, a saber: Andréa Wuo; Delcimar Cunha; Daniela Leal, Edna Tanaka; Fátima Oliveira de Carvalho Araújo; Helena Borges; Zilma Nascimento.

Financiamentos/apoios
MEC e OEA.