AS REPRESENTAÇÕES DO OUTRO NAS MÍDIAS


Área
Comunicação e Semiótica.

Resumo
Este projeto visa investigar, sob um ponto de vista comunicacional-semiótico, as estratégias de produção de sentido que configuram as representações do Outro nas mídias (filmes e publicidades). Sendo o Outro considerado sob a categoria do estrangeiro, em suas várias subcategorias, serão estudadas as estratégias utilizadas para as suas representações nas mídias brasileiras, de modo a caracterizar a dinâmica identitária, construída sobre o pano de fundo contrastivo da outridade.

Palavras-chave
Alteridade; identidade; mídias; representações; signos.

Objetivos
Partindo dos dois extremos opositivos da heterofilia ou xenofilia, de um lado, e da heterofobia ou xenofobia, de outro, o objetivo deste trabalho é estabelecer todas as continuidades e gradações possíveis entre esses dois extremos, gradações essas passíveis de revelar os mecanismos de significação que geram a exclusão e/ou inclusão do Outro na sociedade contemporânea.

Aplicações/produtos
Resultados: O alvo final da pesquisa é chegar a resultados valiosos, relativos ao conhecimento mais amplo e aprofundado de um problema global e local: o lugar da alteridade no universo das representações, assim como uma descrição dos aspectos mais vulneráveis do relacionamento com o Outro no mundo contemporâneo.

Fase em que se encontra o projeto
Encontra-se em seu terceiro ano, com término previsto para fevereiro de 2010. Os resultados: a) seletiva pesquisa bibliográfica sobre o tema da alteridade, b) coleta e análise de exemplos de representações do outro (estrangeiro) em filmes, publicidades e matérias de jornais e revistas brasileiros; c) elaboração de banco de dados e de imagens, d) artigos publicados no exterior sobre o tema.

Pesquisadora responsável
Maria Lucia Santaella Braga

Financiamentos/apoios
CNPq, pesquisadora 1A, bolsa de produtividade em pesquisa.