AUDIÇÃO E APRENDIZAGEM: PROGRAMA DE SAÚDE AUDITIVA NA ESCOLA


Área
Ciências da Saúde; Fonoaudiologia; Ciências Humanas; Educação.

Resumo
Desenvolver atividades (dramatizações, música, sensibilização) para o controle da poluição sonora no ambiente de aprendizagem através de atividades interativas com as crianças. Após explanação sobre as questões do ruído e da saúde auditiva, as crianças começaram a notar o quanto o ruído estava presente no ambiente escolar e mesmo em outras situações cotidianas.

Palavras-chave
Audição; ruído; aprendizagem; escola; fonoaudiologia.

Objetivos
Mapear as fontes de ruído presentes no ambiente escolar; implementar um programa de conscientização para controle da poluição sonora no ambiente escolar.

Aplicações/produtos
As questões do ruído são constantes e insistentes na vida de estudantes e profissionais da educação. Esta pesquisa é o início de uma longa jornada rumo à conscientização da população em relação às consequências do ruído na saúde em geral e, mais especificamente, na saúde auditiva. Para que esta jornada seja bem sucedida, é preciso que outros programas sejam realizados, de forma que se torne uma constante nas atividades da escola, proporcionando resultados mais ampliados e duradouros.

Fase em que se encontra o projeto
O projeto se encerrou em dezembro de 2008, tendo sido apresentado no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Campos do Jordão, e tendo recebido Menção Honrosa no Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.

Pesquisadora responsável
Teresa Maria Momensohn dos Santos

Equipe
Fernanda Cristina Reis; Amanda Raquel Lima Alexandre.