AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES E AÇÕES EM SAÚDE NOS SISTEMAS LOCAIS


Área
Saúde Coletiva; Medicina.

Resumo
Este projeto pretende investigar sistemas locais de saúde, levando em consideração a subjetividade dos diferentes compartimentos e atores desses territórios, representados fundamentalmente por usuários, trabalhadores de saúde e prestadores. Os dados serão coletados com a aplicação de questionários por entrevistadores. A análise incluirá técnicas estatísticas para as variáveis quantitativas e técnicas qualitativas para as perguntas abertas.

Palavras-chave
Avaliação; necessidades; ações em saúde; sistemas locais de saúde.

Objetivos
Realizar uma investigação das necessidades e ações em saúde junto aos usuários, relacionada à importância que atribuem aos diferentes itens relacionados à saúde, a avaliação da qualidade desses itens em sua vida, sua crítica e atitude em relação à situação desses itens, sua percepção e conhecimento do papel de outros atores, e seu vínculo na rede de atenção à saúde.

Aplicações/produtos
As notas mais baixas atribuídas pelos usuários encontram-se nas dimensões social (segurança) e física (ar), aparecendo como problemas prioritários a redução da violência e a eliminação das queimadas. Os resultados deste estudo indicam que é preciso adotar ações com uma abordagem coletiva, preventiva, educativa e intersetorial, de forma a superar o modo tradicional de trabalho assistencial em saúde.

Fase em que se encontra o projeto
Concluída a etapa de coleta de dados. Está em fase de análise dos dados dos trabalhadores de saúde e prestadores.

Pesquisador responsável
Reinaldo José Gianini

Equipe
Lucia Rondelo Duarte; Rosana Maria Paiva dos Anjos; José Mauro da Silva Rodrigues; Adriana Mandiá Martirani;
Danielle Angelieri Resegue; Cristiane Picarelli.

Financiamentos/apoios
FAPESP e CNPq.