AVALIAÇÃO FONÉTICA DA QUALIDADE VOCAL


Área
Linguística; Ciências da fala; Fonoaudiologia.

Resumo
O presente projeto tem como objetivo analisar os correlatos perceptivos (auditivos e visuais) e acústicos dos ajustes de qualidade vocal de um conjunto de estímulos integrante de material instrutivo para o roteiro VPAS para o Português Brasileiro (VPAS-PB), desenvolvido no LIAAC, com base no modelo fonético de descrição da qualidade vocal.

Palavras-chave
Qualidade de voz; percepção auditiva; medidas de produção da fala; acústica da fala; voz; fonética.

Objetivos
Analisar os correlatos perceptivos (auditivos e visuais) e acústicos dos ajustes de qualidade vocal de um conjunto de estímulos integrante de material instrutivo para o roteiro Vocal Profile Analysis Scheme (VPAS) para o Português Brasileiro (VPAS-PB).

Aplicações/produtos
Desenvolvimento e refinamento de material instrutivo para julgamentos de qualidade vocal com embasamento do modelo fonético de descrição da qualidade vocal, o qual pode ser aplicável a diferentes contextos: avaliação de recursos de expressividade (voz falada e cantada), avaliação clínica das alterações da voz (disfonias) e de identificação de falantes (Fonética Forense). Parte da revisão de material destina-se a futura publicação de livro.

Fase em que se encontra o projeto
Levantamento e edição das amostras para finalidade de análise acústica, definição de parâmetros de análise acústica de longo termo, edição de amostras de vídeo para início dos testes de percepção visual.

Pesquisadora responsável
Zuleica Antonia de Camargo

Equipe
Maria Fabiana Bonfim de Lima; Claúdia de Sá Esquilante Melo; Isabela Chagas Foschi; Eric Taylor Gomes Escudero.