BANCO DE DADOS DE FALA E ESCRITA


Área
Fonoaudiologia, Linguística.

Resumo
O Banco de dados de fala e escrita contém material de natureza variada, coletado em áudio e/ou vídeo e transcrito, formando uma coleção de corpora que refere-se a atendimentos clínicos e não clínicos, de sujeitos de diferentes faixas etárias e que apresentam, ou não, comprometimentos no âmbito da linguagem.

Palavras-chave
Banco de dados; escrita; clínica fonoaudiológica; fala; linguagem; distúrbios de linguagem; aquisição de linguagem.

Objetivos
Manter um banco de dados de fala e escrita de acesso livre; aplicar softwares específicos para transcrição, análise e armazenamento de dados em linguagem; formar pesquisadores por meio do ensino de técnicas de observação, análise e compreensão do funcionamento normal e patológico da linguagem; estabelecer intercâmbio entre o banco de dados e instituições; desenvolver pesquisas na área da Fonoaudiologia e terapêutica.

Aplicações/produtos
Acesso ao banco por pesquisadores da PUC e de outras entidades parceiras, beneficiando os alunos interessados em acessar dados de linguagem, oral e/ou escrita, por meio da observação virtual da linguagem, e propiciando conhecimentos essenciais ao exercício profissional.

Fase em que se encontra o projeto
Finalização do site para disponibilização do Banco à comunidade acadêmica; catalogação e digitalização dos corpora transversais finalizadas; transcrição e digitalização dos dados longitudinais em processo.

Pesquisadora responsável
Regina Maria Ayres de Camargo Freire

Equipe
Gisele Gouvea da Silva; Giuliana Bonucci Castellano; Hedilamar Bortolotto; Manuela Luchesi Brazil Araújo; Fabia Evangelista de Souza; Beatriz Pires dos Reis.

Financiamentos/apoios
CNPq.