CENTRO DE ESTUDOS DA ORALIDADE


Área
Linguística; Letras e Artes; Letras.

Resumo
O Centro de Estudos da Oralidade abriga pesquisas e atuações relacionadas à cultura, memória, imaginário e poéticas do oral, agregando pesquisadores e estudiosos de diversas áreas.

Palavras-chave
Memória; cultura; comunicação; oralidade; performance.

Objetivos
Discussão e interação crítica das várias pesquisas. A produção do Centro tem se empenhado na formação de pesquisadores, cuidando ainda da organização de colóquios, participações em congressos internacionais, elaboração de material de pesquisa reunido em publicações e seminários. O Centro conta com um acervo de dados mediatizados, a partir dos repertórios coligidos e depoimentos de artistas e pesquisadores.

Aplicações/produtos
Os trabalhos do Centro têm tido repercussão nacional e internacional em outros centros de pesquisa e na mídia, o que vem consubstanciar sua importância. Nos últimos anos, consolidaram-se parcerias com pesquisadores e centros nacionais e internacionais, a exemplo: Centre de Recherches sur les Littératures Populaires (Jacques Migozzi na Universidade de Limoges/França); Centro de Pesquisas (Antoni Rossell na Universidade Autônoma de Barcelona); Centro de História Cultural Contemporânea da Universidade de Versailles Saint-Quentin (Jean Yves Mollier).

Fase em que se encontra o projeto
Há um projeto sobre Oralidade e Cultura, em curso, com o Departamento de Artes da Universidade Autônoma de Barcelona. O Centro vem desenvolvendo trabalhos de tradução da obra de Paul Zumthor e uma série de publicações que envolvem oralidade, corpo e mídia.

Pesquisadora responsável
Jerusa Pires Ferreira

Equipe
Jerusa P. Ferreira; Magali O. Fernandes; Márcio Honório de Godoy; Mônica Rebecca F. Nunes; Lucio José de Sá L. Agra; Valéria dos S. Guimarães; Elen Cristina S. K. Vaz Döppenschmitt; Maria Alice R. Amorim.