CENTRO DE ESTUDOS ORIENTAIS


Área
Comunicação; linha de pesquisa: Cultura e Ambientes Midiáticos.

Resumo
O Centro de Estudos Orientais foi criado em 1999 pelos professores Christine Greiner e Haroldo de Campos. Desde então, tem trazido uma nova possibilidade de analisar a cultura oriental no Brasil, sobretudo a japonesa, com foco em suas representações midiáticas do mundo contemporâneo, incluindo o corpo como mídia primária da cultura. Entre os objetos de estudo mais pesquisados estão cinema, televisão e artes do corpo.

Palavras-chave
Comunicação; Oriente; imagem; corpo.

Objetivos
O objetivo primeiro deste projeto possui dois eixos: analisar as representações midiáticas que nascem dos diálogos entre Oriente e Ocidente; discutir as novas epistemologias da comunicação a partir do rompimento do que Boaventura de Souza Santos nomeou como linhas abissais entre Oriente e Ocidente.

Aplicações/produtos
Formação de novos pesquisadores; publicação de artigos em revistas especializadas e livros; organização e participação em workshops, seminários, encontros, conferências, festivais, palestras e congressos, no Brasil e no exterior.

Fase em que se encontra o projeto
Além do grupo de estudos semanal, o centro inicia um projeto de tradução de livros de autores que discutem a cultura oriental, sobretudo japonesa, projetando seminários e discussões para ampliar seu campo de atuação a partir do diálogo com pesquisadores de outros centros de estudo como os da Universidade Vanderbilt e o Centro de Estudos do Japão Contemporâneo da École des Hautes Études.

Pesquisadora responsável
Christine Greiner

Equipe
Almir Antonio Rosa; Cassiano Sydow Quilici; Cecília Noriko Ito Saito; Clélia Maria Lima de Mello e Campiggotto; Marcos Vinhas de Souza (vice-coord.); Michiko Okano; Patrícia Maria Borges; e mestres, mestrandos, doutorandos e alunos de iniciação científica.